UPA de Belford Roxo já atendeu mais de 10 mil pessoas em um mês

upa belford roxo
Foto: Rafael Barreto

Mais de 10 mil pessoas já passaram pela UPA 24h do bairro Bom Pastor, em Belford Roxo, que completou um mês de funcionamento no último dia 21. A Unidade de Pronto Atendimento que permaneceu fechada na gestão passada, chega a atender mais de 350 pacientes diariamente. Classificada como do tipo 2 (sem internação), a UPA tem seis médicos trabalhando diariamente. São três clínicos e três pediatras. Os casos graves são encaminhados para outras unidades de emergência mais próximas. Aparelho para Raio X , laboratório para realização de exames e um centro de odontologia também funcionam 24 horas.
Fechada por um longo período, a UPA do Bom Pastor teve que ser completamente reestruturada. A reforma envolveu pintura, parte elétrica, hidráulica e de telefonia. A unidade ganhou equipamentos novos e modernos, como dois respiradores e foi totalmente climatizada, funcionando com um sistema de informatização integrado. Na nova estrutura há ainda seis consultórios, farmácia, salas de nebulização, sutura, procedimentos e serviço social. São 50 leitos e 100 profissionais entre corpo médico, enfermeiros, auxiliares e administrativos. Sua capacidade é para atender até 600 pessoas/dia.
Diferente de outras UPAs, a do Bom Pastor tem um espaço Kids na recepção, com mesas e cadeirinhas infatis e um aparelho de TV sintonizado em canal de desenhos animados. “Fizemos questão de criar o espaço para as crianças. A ideia é que elas se sintam à vontade e não vejam a unidade como um lugar traumático”, disse Erick Carvalho, 27, administrador da unidade.

LEIA ESSA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA (28) OU NA VERSÃO ONLINE EXCLUSIVA PARA ASSINANTES.