Unidos da Ponte homenageará Mãe Meninazinha de Oxum no carnaval de 2023 e terá ala que lembra o cinema

Imagens do filme "Nosso Sagrado", que mostra a Mãe Meninazinha de Oxum e as lideranças religiosas/Divulgação

Os cineastas da Quiprocó Filmes Gabriela Barbosa e Fernando Sousa/Divulgação

Imagens do filme “Nosso Sagrado”, que mostra a Mãe Meninazinha de Oxum e as lideranças religiosas/Divulgação

Imagem da fantasia/Divulgação

Unidos da Ponte homenageará Mãe Meninazinha de Oxum no carnaval de 2023 e terá ala que lembra o cinema

Em 2023, a Unidos da Ponte, escola de samba de São João de Meriti, vai celebrar uma das mais importantes Yalorixás do Brasil: Mãe Meninazinha de Oxum. O enredo “Liberte Nosso Sagrado: O legado ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum”, desenvolvido pelos carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz, com a participação do pesquisador Tiago Freitas, contará a sua luta por ancestralidade, respeito e contra a intolerância religiosa.

Em uma das alas, a escola vai trazer como tema o cinema e os filmes “Nosso Sagrado” e “Respeita Nosso Sagrado”, da Quiprocó Filmes. Os documentários, de 2017 e 2021, respectivamente, mostraram a luta de Mãe Meninazinha e de outras lideranças religiosas do Rio de Janeiro pela libertação do Acervo Nosso Sagrado, coleção que reúne mais de 500 peças sagradas das religiões de matriz africana que estiveram sob o domínio da Polícia Fluminense por mais de cem anos. Os documentários mostraram a luta de Mãe Meninazinha e de outras lideranças religiosas, primeiro, pela “libertação” e acesso ao Acervo, em 2017, e depois o momento histórico da transferência dos objetos, em 2021, para o Museu da República, onde estão permanentemente agora. Na ala, desfilarão os diretores e roteiristas dos filmes, Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, além da equipe da produtora.

Sobre a Quiprocó Filmes
A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.