Tropas ucranianas encontram 410 corpos perto de Kiev e governo denuncia ‘genocídio’

As imagens chocantes dos corpos de civis espalhados pelas ruas têm impactado o mundo

UCRÂNIA – O governo ucraniano afirma ter encontrado 410 cadáveres nas cidades reocupadas após a saída das tropas russas da região de Kiev. A procuradora-geral, Irina Venediktova, fala em ‘genocídio’, enquanto o Kremlin nega o massacre.

Somente na cidade de Butcha, a prefeitura contabilizou mais de 280 corpos em estado de decomposição em valas comuns. Os invasores russos deixaram a cidade após o ataque das forças ucranianas, mas antes teriam assassinado civis. Além das mortes, há denúncias de que estupro a mulheres ucranianas.

A Ucrânia ainda acusa a Rússia de espalhar minas terrestres pelas cidades de onde as tropas invasoras estão se retirando. Foram mais 1.500 explosivos encontrados em apenas um dia na vila de Dmitrivka, segundo informações do serviço de emergências.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky disse que os invasores cometeram “genocídio”. “Somos os cidadãos da Ucrânia. Nós temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se da destruição e extermínio de todas essas nacionalidades”, afirmou

Rússia nega massacre

As imagens chocantes dos corpos de civis espalhados pelas ruas têm impactado o mundo e inflamado a indignação contra Vladimir Putin. A Rússia, no entanto, nega ter cometido os crimes de guerra e acusa o governo ucraniano de encenar uma “performance” para envenenar a mídia ocidental contra os russos.