TRE fiscaliza gráfica e apreende material ligado a Pedro Paulo e Eduardo Paes

paes

paes

Na primeira operação do ano em gráficas, realizada nesta sexta-feira (24), os fiscais do TRE-RJ encontraram faixas ligadas ao prefeito Eduardo Paes, ao seu pupilo e candidato à sucessão Pedro Paulo Carvalho e ao vereador Thiago K.Ribeiro, todos do PMDB. O caso foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que pode ajuizar ação por propaganda antecipada.

Na Uniprint Digital, que fica no Catumbi, havia faixas em nome das comunidades do Arará e Barreira do Vasco em agradecimento por uma obra da Clínica da Família do Arará-Benfica, atribuída ao três políticos e também ao secretário municipal de saúde, Daniel Soranz.

Fechando cerco

O coordenador estadual de fiscalização de propaganda eleitoral, juiz Marcello Rubioli, promete apertar o cerco contra gráficas suspeitas de serem utilizadas por políticos para confeccionar material irregular.

Nas eleições passadas, o TRE-RJ descobriu que muitas dessas gráficas imprimiam o material com CNPJ e tiragem falsos, provavelmente para esquentar dinheiro de caixa dois.

O que já era um flagrante abuso de poder econômico merecerá uma ação ainda mais rigorosa este ano, já que a atual legislação proíbe o financiamento privado de pessoa jurídica nas eleições.

 

Via: Extra / Berenice Seara