‘Todos iniciamos o dia de hoje incomodados’, diz PM do Rio sobre a operação Calabar

calabar

“Policiais militares, todos nós iniciamos o dia de hoje incomodados pela operação que está em curso. Sentimos na própria pele toda vez que policiais militares são acusados de crimes graves. Mas não podemos deixar de ressaltar que se trata de uma operação necessária para nos fortalecer. A operação de hoje, ao contrário do que alguns querem construir, teve participação constante da Corregedoria Interna da PM, o que mostra que não foram órgãos externos que protagonizaram essa ação. Desafiamos outro órgão correcional de qualquer segmento profissional a mostrar resultados tão contundentes quanto a Corregedoria da PM na apuração de desvios e exclusão de seus agentes”.

Desde a madrugada desta quinta-feira, policiais civis e promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público estadual, cumprem mandados de prisão expedidos pela Justiça. A ação foi batizada de operação Calabar numa referência a Domingos Fernandes Calabar, considerado o maior traidor da história brasileira. Além dos PMs, a Justiça expediu também mandados de prisão contra traficantes. O esquema movimentava cerca de um milhão de reais por mês.

Segundo a Polícia Civil, até as 9h45, 42 mandados de prisão contra PMs haviam sido cumpridos e quatro traficantes haviam sido presos.