Terroristas promovem banho de sangue no aeroporto de Cabul com mais de 70 mortos

Mulheres feridas chegam a um hospital para tratamento após duas explosões no aeroporto de Cabul/Wakil Kohsar/AFP

Pentágono confirma que há militares americanos entre os mortos. Estado Islâmico pode estar por trás dos ataques

AFEGANISTÃO – Duas explosões deixaram ontem (27) mais de 70 mortos, entre os quais crianças, e mais de 150 feridos, no aeroporto internacional de Cabul. A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) confirmou que foi um atentado terrorista e o Talibã condenou o ataque. O Pentágono fala em “ataque complexo” e diz que há pelo menos 16 militares americanos entre os mortos.

Segundo o jornal “The Washington Post”, a embaixada dos EUA em Cabul teria informado a seus colaboradores que quatro fuzileiros navais americanos foram mortos durante o ataque e que três ficaram feridos. A agência de notícias Reuters disse que o número de mortos pode aumentar e que reporta ao menos dez militares mortos, citando fontes do exército americano.

Imagens feitas por jornalistas afegãos mostram dezenas de corpos enfileirados e cobertos próximos ao local da explosão. Segundo a emissora britânica BBC e o “Post”, que citam fontes do governo afegão, ao menos 60 civis morreram após o ataque.

Única porta de saída do país
O aeroporto internacional Hamid Karzai é a única porta de saída do país para milhares de estrangeiros e afegãos que tentam, desesperados, embarcar nos voos de retirada organizados pelos países ocidentais “Podemos confirmar que a explosão no portão da Abadia foi o resultado de um ataque complexo que resultou em várias vítimas americanas e civis”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, que confirmou pelo menos uma outra explosão no hotel Baron ou próximo a ele, a uma curta distância do portão da Abadia”.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que “condena veementemente o horrível ataque terrorista fora do aeroporto de Cabul”. “Nossa prioridade continua sendo evacuar o máximo de pessoas para um local seguro o mais rápido possível”.

Duas fontes do governo americano disseram à agência de notícias Reuters que ao menos uma das explosões parece ter sido um ataque suicida causado por uma bomba. Uma autoridade americana disse à agência Associated Press que “definitivamente acredita” que o ataque foi executado pelo Estado Islâmico, grupo terrorista que é mais radical do que o Talibã e que criticou o acordo de paz responsável pela retirada estrangeira do Afeganistão.

Risco ‘iminente’ de atentado
O presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre o ataque durante uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão. Mais cedo, segundo a Reuters, os EUA, Reino Unido e Austrália alertaram para o risco de um atentado “iminente” no local e pediram a seus cidadãos que abandonassem imediatamente a área do aeroporto devido a uma ameaça terrorista.

Grupos extremistas são rivais
O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que “o Emirado Islâmico condena veementemente o bombardeio de civis no aeroporto de Cabul, ocorrido em uma área onde as forças dos EUA são responsáveis pela segurança”.
Embora o Estado Islâmico e o Talibã sejam sunitas radicais, os dois grupos extremistas são rivais.

O Estado Islâmico criticou o acordo de paz entre EUA e Talibã assinado em 2020, que estabeleceu as diretrizes para a retirada das tropas estrangeiras, e acusou os talibãs de abandonar a causa jihadista.