Soldado morre em curso do Bope; PM participava de travessia aquática quando passou mal

Allan da Silva Vigna era lotado no Bope desde 2019/Reprodução

Um soldado morreu durante o Curso de Operações Especiais (Coesp) do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), na tarde da última sexta-feira, em Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense.

A Polícia Militar informou que Allan da Silva Vigna, de 32 anos, teve um mal súbito enquanto participava de uma travessia aquática. Ele teria sofrido hipotermia ao entrar em um lago, cuja temperatura estaria a -15 graus celsius.

Na postagem do Bope, amigos e companheiros de serviço também prestaram homenagens. A tropa se referem a Allan Vigna pelo apelido de ‘Chinelo’. “Uma pessoa pura de coração, que tinha um grande futuro pela frente. Vai em paz, meu amigo… Será sempre lembrado Allan (chinelo)”.

Outro colega também deu o relato sobre o soldado “A sociedade perde um ser humano exemplar de um coração gigante! Quem teve a honra de conhecê-lo sabe a dor que está sendo nessa sua partida inesperada, Allanzinho (chinelo). Meus sentimentos aos familiares”, lamentou.

PM divulgação nota
De acordo com a corporação, durante o incidente o policial foi socorrido pela equipe de instrução e recebeu atendimento dos profissionais de saúde que acompanhavam o curso, mas não respondeu aos procedimentos de primeiros socorros.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para necrópsia e um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para averiguar as circunstâncias do fato.

O militar era lotado no Bope desde 2019 quando concluiu o Curso de Ações Táticas (CAT) e estava na corporação há cinco anos e meio. Ele deixa esposa.

Outro caso em 2018
Em novembro de 2018 aconteceu um caso semelhante. Carlos Henrique de Paula Nibbering, de 29 anos, sofreu mal súbito em um exercício de instrução do treinamento também no Coesp, realizado em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

O cabo do Bope chegou a ser levado para o Hospital Municipal São Francisco Xavier, no mesmo município, mas morreu após uma parada cardíaca.