Sinfônica Jovem do Rio abre temporada 2022 no Theatro Municipal, na capital carioca

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio é regida pelo maestro Tobias Volkmann

No repertório, o romantismo de Carlos Gomes, a beleza orquestral de Mendelssohn e a divertida suíte espanhola de Rimsky-Korsakov

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro abre sua Temporada 2022 na próxima quarta (27), às 19 horas, no Theatro Municipal. Regida pelo maestro Tobias Volkmann, terá a participação especial de Alessandro Borgomanero (violino). No repertório, Abertura da Ópera Il Guarany (Carlos Gomes), Concerto para violino em mi menor, Opus. 64 (Felix Mendelssohn) e Capriccio Espagnol, Opus. 34 (Rimsky-Korsakov). Ingressos a R$20,00 e R$10,00, na bilheteria do Theatro Municipal.

Abertura da Ópera Il Guarany, de Carlos Gomes – “Il Guarany” (cantado em italiano) estreou há exatos 146 anos no Teatro Lyrico Fluminense, no Rio de Janeiro, contando uma história de amor e o massacre dos índios Aimorés no Brasil Colônia. Desde 1935 esta abertura soa pelo país na vinheta do programa de rádio “A Voz do Brasil”.

Grande obra orquestral
O Concerto para violino e orquestra, em Mi menor, op. 64 é uma grande obra orquestral de Felix Mendelssohn e uma das mais interpretadas na história da música de concerto do século XIX. O romano Alessandro Borgomano é um destacado violinista, tendo atuado em grandes festivais europeus. Vive no Brasil desde 1997, onde cumpre destacado papel de professor de violino e regente titular de diversas orquestras.
Capriccio espagnol, Op. 34, é uma divertida suíte orquestral de cinco movimentos, baseada em melodias folclóricas espanholas, composta pelo compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov em 1887.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) é composta por 55 jovens com idades entre 15 e 26 anos e, em sua grande maioria, residentes de comunidades do Rio de Janeiro.