SES faz balanço de ações na Baixada Fluminense durante reunião no Cisbaf

cisbaf
Foto: Everton Barsan

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr., reuniu-se nesta quarta-feira (31/01) com prefeitos e secretários municipais de Saúde na sede do Consórcio Intermunicipal da Baixada Fluminense (Cisbaf). Durante o encontro, fez um balanço das ações da SES na região e ressaltou a criação do HTO Baixada, unidade especializada em Traumatologia e Ortopedia, que funciona em Nilópolis e já realizou mais de duas mil cirurgias desde junho de 2017, quando foi criado.
– Em 2017 conseguimos avançar muito. Criamos o HTO Baixada, que desafogou as emergências da região e que conta com o Centro de Tratamento a Queimados, unidade de referência para todo o estado. Além disso, o Hospital da Mãe foi ampliado e passou a ter mais 40 leitos, mantivemos todos os serviços do estado funcionando, apesar da crise financeira, repassamos recursos das emendas federais para manutenção de UPAs municipais e do Hospital da Posse. É claro que precisamos continuar trabalhando, mas sem dúvida, tivemos um ano de conquistas importantes – afirmou Luiz Antonio.
A secretária executiva do Cisbaf, Rosângela Bello, apresentou uma retrospectiva dos números de atendimento na região, relembrou a criação de unidades em 2018 e apontou as áreas que precisam de ampliação.
– Precisamos melhorar a cobertura do Programa Saúde da Família na Baixada e criar novos leitos para atender à população – disse.
Participaram da reunião os prefeitos Dr. João, de São João de Meriti; Anabal, de Seropédica; Jorge Miranda, de Mesquita, e Carlos Vilela, de Queimados, além dos secretários municipais de Saúde de Duque de Caxias, Magé, Belford Roxo, Nilópolis e Japeri.