Senado: Ceciliano anuncia lançamento de sua pré-candidatura em 30 de abril

Lançamento da pré-candidatura de André Ceciliano ao Senado pretende juntar lideranças políticas de quase todos os partidos do Rio

Força política do presidente da Alerj deve reunir lideranças de quase todos os partidos em casa de show na Baixada

No próximo dia 30 de abril, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), André Ceciliano (PT) deve dar uma demonstração de força política no lançamento de sua pré-candidatura ao Senado. Em seu apoio, o evento, que acontecerá na Via Music Hall (antiga Via Show), em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, planeja atrair até 70 prefeitos, além de 60 deputados, entre estaduais e federais de quase todos os partidos do Rio.

Enquanto o PSB vive momentos de tensão e disputa para saber quem será o candidato majoritário da desejada aliança com o PT – se Marcelo Freixo, ao Governo do Rio, ou Alessandro Molon, ao Senado – os petistas estão concentrados e unidos na candidatura de André Ceciliano ao Senado.

“Nosso foco, nossa meta, nosso objetivo no Rio é André Ceciliano ao Senado e Lula, Presidente”, resume o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, um dos mais importantes líderes do partido no estado. “André é unanimidade no PT e na política do Rio”, acrescenta, entusiasmado, o presidente do diretório regional, João Maurício.

Instituto mostra cenário otimista para petista
Na última pesquisa do Instituto Ideia Big Data, encomendada pela Rede Record, Ceciliano pontuou entre 4 e 7% a depender do cenário. A posição, contudo, não preocupa o pré-candidato, dado que historicamente a eleição ao Senado é decidida na reta final.

Em 2012, a deputada Jandira Feghali (PCdoB) liderava as pesquisas mas acabou vencendo Francisco Dornelles (PP). Em 2018, o ex-prefeito Cesar Maia pontuou na liderança em quase toda a campanha, mas na reta final foi derrotado por Arolde de Oliveira (PSD).

“De fato, isto as pesquisas, por enquanto, não têm a menor importância. Historicamente, na eleição ao Senado vence quem consegue ampliar e unir as lideranças políticas em trajetória conjunta com o candidato vitorioso na eleição presidencial. Vamos vencer”, afirma, confiante, André Ceciliano.

Mais de 300 leis aprovadas
Como deputado estadual, Ceciliano já soma mais de 331 leis aprovadas, como: a proibição do corte de serviços essenciais (água, luz, gás), o Supera RJ que criou o auxílio emergencial Estadual, o Fundo Soberano e a isenção de ICMS para bares e restaurantes e energia elétrica para produtores rurais.

Prefeito de Paracambi, na Baixada Fluminense por dois mandatos consecutivos (2001-2009), Ceciliano promoveu uma revolução em todas as áreas da cidade, sobretudo na Educação. No ano de 2006, adquiriu e transformou a “Fábrica do Conhecimento”, em um complexo educacional modelo e que funciona até hoje com 16 cursos superiores, de pós-graduação, escolas técnicas e escolas de música, dança e balé, onde estudam mais de dez mil alunos, de toda a Baixada e até de outras regiões do estado do Rio.