Semana do Idoso reuniu diversas atividades em Porto Real

22425977_1498165556939137_827916929_o
Fotos: Dorinha Lopes

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas ao envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, o Dia Internacional do Idoso. Como forma de comemorar a data, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, preparou uma programação com diversas atividades: a Semana do Idoso. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Nova Geração da Melhor Idade contou com atividades físicas e palestras, Manhã Ecológica, Roda de Viola, Dia de Beleza e para finalizar os integrantes participaram do Baile de Primavera.

“É a primeira vez que fui eleita a Rainha. Eu estou muito feliz. O Baile foi maravilhoso e pude matar saudade dos bailes de antigamente. Eu tive até um fã-clube que estava torcendo por mim. Minha filha que mora lá em Florianópolis também vibrou com o resultado”, comemorou a autônoma, Ivonete Nogueira.

José Miguel Chaves Lima, o cantor Chaves, foi eleito o Rei do Baile de Primavera. É a segunda vez que conquista o título. “Só alegria. Já fui o Rei entre 2013 e 2014. Agora o reinado voltou com força total”, brincou ele, que completou ainda elogiando outro evento da Semana do Idoso. “A Roda de Viola com a participação do pessoal da terceira idade de Quatis foi uma das atividades que eu mais gostei essa semana”.

A diretora de Proteção Social, Cláudia Resende, ressaltou que as atividades propostas visam um resgate à autoestima, saudosismo e socialização. “Sempre propomos atividades com as quais eles se identifiquem e que façam com que eles sintam o valor que têm e o quanto representam para nós. O Baile de Primavera trouxe músicas que marcaram a época deles. Além disso, participaram de um desfile onde foram eleitas as seguintes categorias: Rei, Rainha, Princesa, Príncipe, Miss Simpatia, Mister Simpatia, Melhor Traje, Elegância. Os vencedores do concurso ganharam brindes”, contou Cláudia.

“A participação do Grupo Nova Geração nas atividades propostas tem sempre um retorno muito positivo. Eles são um grupo bastante ativo e participam das ações que a Secretaria desenvolve. Temos a maior satisfação em poder proporcionar momentos como os oferecidos durante a Semana do Idoso. Procuramos trazer muito além de cuidados com a saúde, diversão, e principalmente mostrar para a sociedade a importância de nossos idosos”, afirmou a secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Ribeiro de Carvalho.

Estiveram presentes no Baile de Primavera o prefeito Ailton Marques, o prefeito Bruno de Souza (Quatis) e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca e também os vereadores: Fernandinha, Bianca Diniz, Carlinhos Tchaia, Paulo César e Valcir da Silva. Os secretários municipais que marcaram presença foram: Valéria Ribeiro de Carvalho (Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação); Vanessa Miranda (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda); Antônio Sebastião da Silva (Esporte e Lazer); Luis Fernando Graciani (Administração). Ainda marcaram presença a diretora da Fundação Porto Real, Emília Prota Bernardelli e Kátia Serfiotis.