Secretaria do Ambiente e de Defesa Civil realizam ação emergencial após quedas de árvores em Paraíba do Sul

paraiba
Foto: Divulgação

Após os fortes ventos que atingiram Paraíba do Sul no fim da tarde da última segunda-feira, foram registradas a queda de árvores em diversos pontos da cidade. A equipe de arborização urbana da Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário e a Secretaria Municipal de Defesa Civil, Segurança e Ordem Pública foram acionadas e rapidamente colocaram em prática o plano de contingência para situações de emergência no município, se deslocando para as áreas atingidas.
As principais ocorrências foram registradas na estrada de Werneck, Bela Vista, Inema, Liberdade e estrada de Fagundes. Nestas áreas, foram feitos o corte e a remoção das árvores para que as vias fossem desobstruídas e a situação fosse normalizada. A equipe do Corpo de Bombeiros de Três Rios também foi acionada e auxiliou no trabalho.
Na estrada de Werneck, uma árvore caiu e interditou completamente a via. A equipe da Secretaria de Ambiente recebeu a informação e com o apoio da Defesa Civil e Guarda Municipal, em menos de 1h30 o local já havia sido liberado para a passagem dos veículos. Em toda a extensão da estrada houve o registro da queda de oito árvores que também foram retiradas pela equipe da Prefeitura.
No Inema, seis árvores caíram e foram removidas pelo Corpo de Bombeiros e Secretaria de Ambiente. A Defesa Civil informou que uma das árvores caiu sobre um Fusca estacionado, no entanto, o veículo estava vazio no momento da queda e não houve feridos.
No Bela Vista, o vento arrancou diversos galhos, quatro árvores caíram e outra ameaçada de tombar próxima à praça de esportes do bairro foi retirada hoje e não oferece risco a quem frequenta o local.
Todas as árvores cortadas, folhas e galhos retirados das vias serão recolhidos pela Secretaria de Obras.
Segundo o Secretário Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Cláudio Ribeiro, a equipe de arborização urbana trabalha 24 horas e a atividade faz parte das ações da Secretaria que estão integradas ao Plano de Contingência solicitado pelo Prefeito Doutor Alessandro para situações de risco neste período de chuvas. Diversas Secretarias estão envolvidas e possuem ações pré-estabelecidas para as situações de emergência climática, oferecendo uma resposta rápida à população.
De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Civil, Segurança e Ordem Pública, Ricardo Sércio, a forte chuva ocasionou o princípio de alagamento em Sebollas, no Distrito de Inconfidência, mas não houve registro de casas atingidas. As fortes rajadas de vento também arrancaram telhas e derrubaram o muro de uma casa, mas não houve maiores prejuízos para a população.