Saúde promove diversas atividades em comemoração ao Outubro Rosa em Porto Real

22323240_1493962417359451_55925648_n
Fotos: Dorinha Lopes

“Eu perdi minha tia há 15 anos com câncer de mama. Desde então, eu passei a redobrar a atenção com a minha saúde. Faço autoexame e vou ao ginecologista regularmente”, conta a cozinheira Elizabeth Pereira. Casos como esse são cada vez mais comuns em todo o mundo e como forma de conscientização sobre o câncer de mama, este mês é comemorado o Outubro Rosa. Em Porto Real, diversas atividades vão acontecer durante a campanha. A Atenção Básica e a Casa da Mulher estão intensificando os exames. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, de maio até o início deste mês foram realizadas 850 mamografias e dados até o mês de agosto contabilizam 1275 preventivos.

“Preparamos um mês de coleta de preventivos, intensificando a oferta desses serviços às mulheres do município. Tanto por demanda espontânea quanto por meio de busca ativa estamos com foco principalmente no público feminino de 50 a 69 anos de idade. É importante que a paciente fique atenta à programação específica preparada para cada Unidade de Saúde da Família (USF) e também aos procedimentos necessários para as consultas. No caso do preventivo, a usuária pode marcar na própria USF ou mesmo através dos agentes comunitários de saúde. Já para a mamografia é necessário encaminhamento, após uma consulta com enfermeiro ou médico e então realizar a marcação na Secretaria de Saúde. Depois disso que ocorre o exame na Casa da Mulher”, explicou a diretora de Atenção Básica, Suzanne Balieiro.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, é o segundo, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O INCA afirma ainda que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

Outubro Rosa

Em Bulhões e no São José a semana de coleta de preventivos acontece a partir do dia 16 e segue até o dia 20 deste mês. No Centro, Jardim Real e Freitas Soares os exames vão de 23 a 27 de outubro. Já no bairro Novo Horizonte a programação especial acontece entre os dias 24 e 27 deste mês. Na USF Jardim das Acácias os horários serão sempre no período da tarde nas seguintes datas: 10/10 (tarde); 17/10 (tarde); 24/10 (tarde).

Todas as unidades durante o mês de outubro realizam sala de espera e busca ativa das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a mamografia.

Parcerias

Em parceria com outras secretarias municipais: (Esporte e Lazer; Educação Cultura e Turismo e Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação) outras atividades acontecerão. Os participantes das oficinas esportivas: Caminhada Orientada, Ginástica Localizada e Ginástica Rítmica vão receber orientações sobre o combate e prevenção ao câncer de mama, através da atividade física.

 

16/10 – Bulhões (Quadra Escola Marina Graciani Fontanezzi) 7h

19/10 – Ginásio Gustavo Pereira 7h

23/10 – Ginásio Gustavo Pereira 18h30

24/10 – Horto Municipal 19h

25/10 – Nova Geração (sede Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação) 8h30

26/10 – Bulhões (Escola Sebastião Barbosa) 18h

27/10 – Horto Municipal 7h

28/10 – Horto Municipal – Fechamento do Calendário de Atividades com o Sábado Família Rosa, a partir das 9h