Sambódromo sedia lançamento de campanha para proteção a crianças e adolescentes durante o desfile das escolas

Cerimônia foi realizada também para inaugurar iniciativa visando à doação de recursos para o Fundo Municipal de Defesa desses grupos

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA – Rio) lançaram, na segunda-feira (18), na Praça da Apoteose, campanha de prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na mesma cerimônia, foi inaugurada a campanha de doação ao Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O ponto alto das campanhas será no desfile das escolas mirins, no próximo domingo (24), no Sambódromo. Faixas de dez metros serão estendidas na avenida da Sapucaí e adolescentes da URS (Unidade de Reinserção Social) Paulo Freire desfilarão com camisas da campanha.

“Fazemos um apelo a toda a sociedade: proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos. Que a sociedade denuncie, use o Disque 100. Nossa rede também conta com CREAS, CRAS, CMDCA e conselhos tutelares, são vários órgãos para denunciar essa situação”, afirmou Maria Pucú, secretária municipal de Assistência Social.

Projeto Inclui Rio
Os adolescentes do Paulo Freire, que estiveram no lançamento da campanha, integram o time do Inclui Rio, projeto da SMAS que forma cineastas e outros especialistas em artes cinematográficas que vivem ou viveram em abrigos da Prefeitura, em parceria com a ABC Cursos de Cinema e a RioFilme.

O coordenador desse projeto é o cineasta Pedro Dannemann, que filmará cenas de curtas-metragem sobre Carnaval com os adolescentes, no Sambódromo, a serem disponibilizados na plataforma digital do projeto: https://linktr.ee/mostraincluirio (https://linktr.ee/mostraincluirio).

Os projetos estarão no ar a partir de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.