Sala de Cultura Leila Diniz é reaberta com exposição do Arquivo Público

Os visitantes podem ver como eram pontos importantes, como o Cais do Porto e a Praça Mauá/Divulgação/Governo do RJ

As portas do espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Ioerj) se abriram novamente, trazendo a exposição “Arquivo Público, 90 anos de memória” na última terça-feira. Os visitantes podem ver como eram pontos importantes, como o Cais do Porto, a Praça Mauá, a Avenida Rodrigues Alves, a rodoviária Novo Rio e outros. Também há registros da construção da ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, e da tão esperada chegada das vacinas contra a Poliomielite, na década de 60.

A exposição conta ainda com jogos interativos e uma apresentação em “video wall” do processo de restauração, conservação e catalogação dos documentos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

A presidente da Imprensa Oficial, Cristina Batista, deu as boas vindas a todos do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) e ao público e oficializou a abertura da exposição com fotografias de 1960 a 2004, registros que contam parte da história do Rio de Janeiro, desde o Estado da Guanabara. São obras extraídas de um acervo com 19 mil dossiês.

O diretor do Aperj, Alexander Maia, dá a dimensão do acervo documental preservado ao longo dos últimos 90 anos. “O Arquivo Público do Estado possui cerca de 4 mil metros lineares em documentação de caráter permanente. Isso significa dizer que teríamos, em extensão documental, cerca de 18 vezes o campo do Maracanã”, diz Maia.

Sob a nova curadoria de Gabriel Castro e Mariana Leão, a Sala de Cultura está firmando parcerias que vão ampliar o acesso do público ao espaço. A próxima exposição, prevista para o final do mês de outubro, será do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com elementos cenográficos, interatividades, apresentações musicais e de corpos artísticos.

A Sala de Cultura Leila Diniz é o espaço cultural da IOERJ e fica na Rua Professor Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói, na Região Metropolitana. O espaço fica aberto de segunda a sexta, de 09h às 16h. A entrada franca.