Roubos de carga no RJ registram queda em relação a 2020

Carga

Os 363 registros de roubo de carga no estado do Rio de Janeiro representaram queda de 37% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com dezembro de 2020, a queda ficou em 21%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP). No trimestre de novembro de 2020 a janeiro de 2021, a redução alcançou 32%, ficando em igual patamar do período dos anos anteriores.

De acordo com o ISP, o recuo nos números dos roubos de cargas se mantém desde 2018. Para o órgão, a curva descendente não tem relação com isolamento social.

Armas
Ainda no primeiro mês deste ano, ações das polícias civil e militar resultaram na retirada de circulação de cerca de 20 armas de fogo por dia no estado, o que representou 619 armas apreendidas. Entre elas, 53 fuzis, o que significa, segundo o ISP, “o segundo maior valor para o mês de janeiro desde 2007”.

Crimes violentos
Os dados de janeiro indicam também que os crimes violentos letais intencionais, que são homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte, tiveram alta de 2% na comparação entre os meses de janeiro. O indicador homicídio doloso subiu 1% no mesmo período, mas as mortes por intervenção de agente do Estado tiveram queda de 4% no primeiro mês de 2021.

Conforme o ISP, 361 pessoas foram vítimas de homicídio doloso em janeiro. É o segundo menor valor para o mês desde 2013. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador registrou aumento de 1%. Nos crimes violentos letais intencionais foram 376 vítimas em janeiro, sendo também o segundo menor valor para o mês desde 2013. Na comparação com o ano passado, o indicador subiu 2%.

Os roubos seguidos de morte, que são latrocínios, causaram 13 vítimas em janeiro, o segundo menor valor para o mês desde 2016. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador apresentou cinco mortes a mais. As mortes por intervenção de agente do Estado foram 149 em janeiro de 2021, o que representou o menor valor para o mês desde 2018. Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador apresentou queda de 4%.

Os roubos de veículo somaram 2.332 ocorrências em janeiro, o que na comparação com 2020, indica um recuo de 28%. Já o roubo de rua, praticado contra pessoas, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo chegaram a 6.436 registros em janeiro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou queda de 33%.