RJPET realiza primeira campanha de adoção de animais em Ipanema, neste sábado

A feira será na praça
Nossa Senhora da Paz, Zona Sul do Rio/Divulgação/RJPET

O interessado em adotar um bichinho deverá apresentar identidade, CPF e comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade/Divulgação/RJPET

Que tal adotar uma boa companhia para o dia a dia? Para quem está em busca de um amigo de quatro patas, uma boa oportunidade é visitar a primeira feira de adoção RJPET, que acontece neste sábado (18), das 13h às 17h, na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, Zona Sul do Rio.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal, em parceria com a prefeitura do Rio.

Depois de mais de cem animais adotados em campanhas realizadas em Bangu, na Zona Oeste da cidade, a RJPET dará início a feiras em outros bairros da cidade.

O principal objetivo é incentivar a adoção responsável de animais abandonados e buscar conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos pets.

“Devido ao sucesso das adoções realizadas em Bangu, resolvemos expandir nossa atuação. Dessa forma as pessoas terão a oportunidade de adotar seu amigo de quatro patas em uma feira de adoção sempre em seu bairro. Pensamos em realizar todo mês, essas campanhas em bairros diferentes da cidade”, explicou o secretário, Marcelo Queiroz.

Para levar um amigo peludo para casa, o interessado em adotar deverá apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

“Nosso principal objetivo é incentivar cada vez mais a adoção de animais que estão em projetos independentes, ONGs e até mesmo aqueles abandonados nas ruas. Acreditamos que as campanhas despertam nas pessoas o desejo e a consciência de levar um animal de estimação para casa,” disse o secretário de Agricultura.

Benefícios de ter um animal de estimação em casa
A convivência com um animal de estimação traz diversos benefícios à saúde física e mental, como a diminuição do estresse e da solidão, o aumento da carga de atividade física, a melhora da autoestima e, até mesmo, auxílio para superar o luto.

De acordo com dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 47,9 milhões de lares brasileiros têm a presença de cães ou gatos.

Sobre a RJPET
A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

Serviço
Feira de Adoção RJPET
Data: 18
setembro
Horário: das 13 h às 17h
Local: Praça Nossa Senhora da Paz – Ipanema