RJ vai distribuir 627.190 doses contra a Covid-19

As vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS)/Divulgação/Governo do RJ

A cidade do Rio de Janeiro realizou a retirada do seu lote na CGA

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou na última sexta-feira e ontem a entrega de 627.190 doses da vacina contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 174 mil doses de Oxford/AstraZeneca para primeira aplicação e 135.440 para segunda aplicação. Já da Pfizer, serão 252.720 para primeira dose e 57.330 para segunda dose, além de 7.700 da Janssen (aplicação única).
As vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) chegaram na noite da última sexta-feira na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Até as 18h, o MS havia entregue para a SES 105.240 doses da vacina Oxford/Astrazeneca.

A cidade do Rio de Janeiro realizou a retirada do seu lote na CGA. Para as regiões Norte, Noroeste e Costa Verde, os imunizantes serão distribuídos por dois helicópteros, sendo um da Secretaria de Saúde e um da Polícia Militar. As aeronaves partem às 8h do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM), em Niterói. Já para os demais municípios, a entrega será feita por vans e caminhões, com escolta da Polícia Militar, que sairão da CGA a partir das 7h.

“A cobertura vacinal em todo o Estado do Rio de Janeiro está avançando. Hoje, temos 62% da população imunizada com a primeira dose contra a Covid-19 e 27% com a segunda aplicação ou dose única. É importante completar o ciclo vacinal para garantir a eficácia da vacina, principalmente pela circulação da variante Delta no Rio de Janeiro”, recomenda o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Organização nas ações
A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SVAPS) vem reforçando rotineiramente com as secretarias municipais de Saúde a importância de responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação, respeitando a destinação das doses para a primeira ou segunda aplicação do esquema vacinal. A SVAPS ressalta que a distribuição do imunizante é feita de forma proporcional e igualitária a todos os municípios.