RioCard entrega três mil cartões de gratuidade para alunos da rede municipal

25440003_758668587672624_2093893378741856566_o
Foto: Reprodução/Internet

A RioCard iniciou nesta quinta-feira (1º/2) a entrega de cerca de três mil novos cartões de gratuidade para alunos da rede municipal de ensino.
Os cartões RioCard Escolar estão sendo entregues dentro do prazo acertado com a Secretaria Municipal de Educação do rio de Janeiro (SME), que se encarregará de enviá-los às escolas, onde serão distribuídos aos estudantes.
Cerca de sete mil unidades do cartão não foram emitidas por falta da foto. Sem a foto do estudante, não é possível confeccionar o RioCard Escolar.
Os novos alunos da rede pública municipal que ainda não possuem o cartão de gratuidade no transporte devem procurar as secretarias das escolas o mais rápido possível.
Quem não teve o cartão emitido por falta da foto deve ir com os pais ou responsáveis a uma loja RioCard (www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/ondeestamos) para capturar a imagem e obter o cartão.
Nesse caso, é preciso levar documento de identificação original como foto do aluno, comprovante de residência original atualizado (água, luz e telefone) e declaração escolar original, assinada, carimbada e emitida pela instituição nos últimos 30 dias.
O aluno que receber o novo cartão também deve ir com os pais ou responsáveis a uma loja RioCard para ativar o benefício, levando documento de identificação com foto original.
Em caso de dúvidas e/ou esclarecimentos, o aluno ou o responsável pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da RioCard (4003-3737). Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 13h.
A RioCard tem reforçado nos canais de comunicação, desde dezembro de 2017, as orientações para solicitar novos cartões de gratuidade escolar.
Quem já possui o benefício e não mudou de rede de ensino ou de município pode continuar usando cartão antigo normalmente.
Atualmente, são mais de 59 mil cartões de estudantes da rede municipal do Rio, que registraram 12,5 milhões de viagens no ano de 2017.

COMBATE À FRAUDE

O cartão com foto também é importante para coibir fraudes.
Todo cartão de gratuidade é pessoal e intransferível, sendo proibido seu uso por outra pessoa que não seja o titular.
A utilização irregular pode levar à suspensão ou até mesmo ao corte do benefício, em caso de reincidência.
O monitoramento do uso correto dos cartões de gratuidade é feito pelo sistema de biometria facial, que compara fotos do titular do benefício e do portador do cartão.