Rio não vai antecipar aplicação da 2ª dose da AstraZeneca

secretariorj

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse nesta semana que o Rio, em princípio, não vai antecipar a segunda dose da vacina AstraZeneca como orientado pelo Governo do Estado.

Segundo a secretaria estadual, o intervalo entre as aplicações pode baixar de 12 semanas para oito semanas, mas o governo municipal disse que vai continuar seguindo a bula da vacina.

“No Município do Rio a gente está acompanhando a bula da vacina e a recomendação do Ministério da Saúde. A vacina AstraZeneca tem 80% de eficácia quando o intervalo de aplicação é de 12 semanas ou mais. Quando você reduz esse intervalo para oito semanas, a eficácia da vacina vai para 59%. A gente perde 20% de eficácia na proteção individual para aquela pessoa. Então, a gente ainda está avaliando”, disse o secretário.

Ainda de acordo com ele, para os jovens essa possibilidade de antecipação pode ser considerada, mas para os idosos ele não recomenda.

“Não faremos isso para quem tem mais de 60 anos e para as pessoas com comorbidades. Manteremos o intervalo de 12 semanas para ganhar na eficácia da vacina. É muito importante seguir a bula. Pode ser que a gente pense em reduzir esse intervalo para as populações um pouco mais jovens. Mas para os idosos com mais de 60 anos e para quem tem comorbidades, eu não recomendaria isso para nenhum paciente meu. Eu manteria o intervalo de 12 semanas porque é o intervalo de maior eficácia para a vacina AstraZeneca. Essa é a posição da prefeitura”.

Quanto à recomendação adotada em outros países de reduzir os intervalos entre as doses para combater a variante Delta do vírus, Soranz afirmou que o melhor remédio é manter a eficácia do imunizante.

“A melhor coisa para combater a variante Delta é ter uma vacina com maior eficácia. Então, reduzir intervalos nem sempre é positivo. Ainda mais quando a gente fala de população mais idosa, como é a população que vai se vacinar agora, nesse período. A gente tem as vacinas para os idosos contadas. No Município do Rio a nossa preferência é avançar com a vacinação como um todo. A gente recebe e tenta aplicá-las o mais rapidamente possível”, disse Soranz.

O secretário disse que a previsão de vacinação para adolescentes no Rio é para setembro. Segundo ele, o prefeito Eduardo Paes antecipou o calendário para a população adulta para meados de agosto, para na sequência fazer a vacinação dos adolescentes.