Rapper Filipe Ret é alvo de busca e apreensão no Rio

Filipe Ret chega à Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-RJ), na Cidade da Polícia/Reprodução/Vanessa Ataliba / Agência O DIA

Drogas e material para confecção de “baseados” encontrados com o cantor/Divulgação 

Cantor permaneceu em silêncio ao ser conduzido à Cidade da Polícia para prestar depoimento sobre caso de ‘maconha liberada’ em festa promovida por ele

Na mira de uma investigação da Polícia Civil, o rapper Filipe Ret deixou a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, na tarde desta terça-feira (19), após ser detido por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-RJ), em Angra dos Reis, na Costa Verde do RJ. O cantor assinou termo circunstanciado por ser autuado por posse de maconha para uso pessoal e vai responder em liberdade.

Segundo a especializada, os mandados de busca e apreensão foram executados em endereços ligados ao artista, como um estúdio, na casa de seus pais e de uma pessoa próxima. A DRE não divulgou a quantidade de material e entorpecente encontrada. Ao chegar à Cidade da Polícia, Ret evitou comentar sobre a investigação e falou do lançamento de uma música.

Termo circunstanciado
O delegado Marcus Amim, titular da DRE, disse que Filipe se reservou ao direito de permanecer em silêncio durante todo o depoimento. Na sequência, assinou um termo circunstanciado e foi liberado. O artista foi autuado por porte de drogas por ser flagrado com substâncias ilícitas durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Um dos endereços que foram alvos dos agentes, o apartamento do rapper em um prédio no Flamengo, que precisou de um chaveiro, pois estava vazio, foram apreendidas maconha e material para enrolar cigarros.

Tráfico de drogas
O cantor estava hospedado em um resort em Angra dos Reis, quando os policiais chegaram. No quarto havia maconha e papel de seda para a confecção dos cigarros.

O inquérito foi instaurado para investigar o rapper pelo crime de tráfico de drogas quando as imagens da festa viralizaram no Instagram. O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei 11.343 de 2006, que descreve diversas condutas que caracterizam o ilícito, proibindo qualquer tipo de venda, compra, produção, armazenamento, entrega ou fornecimento, mesmo que gratuito, de drogas sem autorização ou em desconformidade com a legislação pertinente.

Ret segura balde que parece estar com cigarros da maconha prontos para consumo/Reprodução/Instagram

Maconha em balde
Um dos mandados, expedido pela juíza Simone de Faria Ferraz, em exercício na 23ª Vara Criminal, determinou que fossem recolhidos equipamentos eletrônicos, como computadores e HDs, do Vivo Rio, casa de show onde ocorreu a festa de aniversário do cantor, dia 23 de junho.

Em imagens postadas nas redes sociais pelo próprio artista, ele segura um balde com o que parecem ser cigarros da maconha dentro, prontos para consumo. Por esse fato, a festa foi intitulada como “Open Beck” ou “Maconha Liberada”.