Projeto “Cultura em Movimento” estimula a leitura nas viagens de ônibus

CULTURA FLORES (2)
Foto: Divulgação

Os passageiros de ônibus que partirem ou chegarem ao terminal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, terão agora uma distração: ler no caminho do trabalho, da escola ou em deslocamento para algum compromisso. O projeto “Cultura em Movimento”, lançado pela Transportes Flores dia 1º de fevereiro, vai estimular a leitura permitindo que clientes peguem livros emprestados ou troquem seus livros pelos disponíveis na cabine.
Qualquer pessoa pode participar do projeto, que funciona mesmo como uma biblioteca. Basta preencher nome e endereço de e-mail, pegar um livro emprestado e devolver ao acabar de ler, para que outras pessoas também possam se beneficiar. Além disso, os passageiros podem trocar seus livros na cabine: basta pegar um exemplar e deixar outro livro no lugar.
Leticia Roriz, 17 anos, estudante de fisioterapia levou um livro do Stephen Edwin King e gostou da iniciativa. “Com a faculdade eu leio menos, mas essa ideia de ler no trajeto é muito boa”, diz.
O “Cultura em Movimento” funcionará em uma cabine de controlador de ônibus adaptada especialmente para o projeto, que será itinerante. Pelos próximos três meses, a cabine ficará na rodoviária de Nova Iguaçu, escolhida por ter grande circulação de pessoas, depois irá para o Terminal Rodoviário Américo Ayres, no Méier.
De acordo com PNAD/IBGE, a média de tempo no trânsito na região metropolitana do Rio de Janeiro é de 52 minutos para o trajeto casa-trabalho e esse tempo poderá ser preenchido com a leitura de um livro. “O objetivo é estimular a leitura e fazer os livros circularem pela cidade. Assim como nosso ônibus, queremos que os livros façam várias viagens e cheguem ao maior número de pessoas”, explica Cristina Gullo, do setor de Comunicação da Transportes Flores.
Os livros foram doados pelos colaboradores, parceiros da empresa e pelas editoras Arqueiro, Folio Digital, Hexus, Arquimedes e Sextante. Ao todo são cerca de 700 livros da literatura infantil aos clássicos como Jorge Amado. Há ainda exemplares de Zuenir Ventura, Augusto Cury, Agatha Christie, Fernando Gabeira, Clarice Lispector, Martha Medeiros e Sidney Sheldon.
Sobre a Flores – A Transportes Flores é a maior empresa de ônibus da Baixada Fluminense. Com uma frota de 484 veículos, sendo 208 com ar condicionado, e mais de 2.903 colaboradores, a empresa transporta mais de 6,8 milhões de clientes a cada mês. A Flores tem uma das frotas mais novas do Estado do Rio, com idade média de 3,6 anos de uso para seus veículos.