Problema no banheiro da SpaceX obriga astronautas a usarem fraldas

Astronautas chegam à Estação Espacial Internacional (ISS)

ESTADOS UNIDOS – Um vazamento no banheiro da SpaceX, de Elon Musk, vai obrigar os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) a usarem fraldas na viagem de volta para casa. Megan McArthur, que faz parte da tripulação, disse em uma coletiva de imprensa no último sábado que as condições são subótimas. Ela porém afirmou estar confiante no sucesso da missão. “Estamos preparados para superar isso. A viagem espacial é cheia de pequenos desafios e esse é mais um deles”, disse.

O mesmo problema adiou a decolagem que levaria nova equipe de astronautas à estação espacial. Além disso, questões climáticas também atrapalharam a nova missão.

A equipe, que está há 6 meses na ISS, embarcou ontem em uma jornada de 20 horas de volta à Terra. O plano inicial é que a tripulação aguardasse a chegada de novos astronautas, mas o encontro não vai acontecer. Shane Kimbrough explicou que a troca de experiências ajuda na rotina da vida no espaço, mas que tecnicamente não existirá obstáculos para os colegas que devem chegar em breve.

A Nasa fez parcerias com a SpaceX e com a Boeing para transportar equipe para a estação espacial (em 2011, a agência espacial dos EUA aposentou sua frota e, nos anos seguintes, os americanos pegavam caronas em cápsulas espaciais russas).