PRF prende traficantes de animais silvestres durante blitz na Dutra

2016-07-24-PHOTO-00002572

2016-07-24-PHOTO-00002567

Neste domingo (24), dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma Blitz na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Seropédica.

O ocorrido aconteceu na altura do pedágio, na pista sentido Rio, quando os policiais suspeitaram dos ocupantes de um carro prata e resolveram abordá-los. O motorista, de 33 anos, estava acompanhado de outro homem, de 37 anos. Eles alegaram que vinham de Varginha, em Minas Gerais, para a capital fluminense. Durante a revista no veículo, a equipe da PRF encontrou 58 pássaros silvestres de diversas espécies. Os animais estavam em gaiolas dentro do porta-malas do automóvel.

No total, havia 55 pássaros trinca ferros, dois coleiros e um tico tico. São espécies valorizadas por criadores, e também, alvo constante de contrabandistas de aves silvestres. Para criá-los, é necessária uma autorização especial do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Transportados em péssimas condições, sete deles foram encontrados mortos.

Os suspeitos confessaram que as aves seriam vendidas em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ainda segundo eles, cada um seria comercializado por quantias entre R$ 500 e R$ 1,5 mil. A ocorrência foi encaminhada à 48ª DP (Seropédica).