PRF alerta surdos para escoltas de motocicletas nos Jogos Rio 2016

WhatsApp Image 2016-08-10 at 11.23.17

WhatsApp Image 2016-08-10 at 11.23.17

Os deficientes auditivos devem ampliar sua atenção nas ruas devido às escoltas policiais. Durante a realização dos jogos olímpicos Rio 2016, centenas de escoltas policiais são realizadas diariamente por motociclistas policiais. O principal alerta adotado é a sirene da motocicleta. Porém, o motorista ou pedestre surdo não tem como atentar ao alerta sonoro.

No Brasil, são quase 10 milhões de surdos e o Rio de Janeiro é a cidade do Brasil com a maior concentração de deficientes auditivos do país. Inclusive idosos, que possuem baixa audição, tem dificuldade de ouvir as sirenes, apesar do volume bastante alto.

A PRF alerta à sociedade como um todo, porém com ênfase àqueles que possuem deficiência auditiva ou são surdos, que eles devem estar mais atentos ainda quando do cruzamento de uma via urbana. Os serviços de escoltas são realizados por policiais altamente treinados, mas que imprimem uma velocidade muitas vezes acima do fluxo.

O pedestre ou motorista surdo deve estar atento à sinalização visual das motocicletas, ampliando ainda mais a atenção quando do cruzamento de uma rua ou estrada no Rio de Janeiro durante os jogos olímpicos Rio 2016. Estamos repassando este alerta para todos os Policiais Rodoviários Federais e também para o Instituto Nacional de Surdos – INES, com sede no Rio de Janeiro.