Prefeitura de São João de Meriti recolhe mais de 3 mil pneus em projeto

IMG-20160729-WA0018

IMG-20160729-WA0018

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio das equipes das secretarias de Serviços Públicos e de Obras, Habitação, Ambiente e Defesa Civil, coletou 3.440 pneus em um terreno localizado na Rua José Souza Sampaio, no Parque Jardim José Bonifácio, região da Venda Velha, em São João de Meriti. A ação foi realizada na última semana, em mais uma etapa do Projeto Eco Pneus.
 
Somente na quarta-feira (27/07), foram recolhidos 1.800 pneus. No dia seguinte, as equipes retornaram ao local para retirar mais 1.640 pneus no terreno que pertence a Moacir Nazário da Silva, parceiro do projeto e dono da Borracharia 24H, situada na Rua Belkis, em Coelho da Rocha. No mês de abril, uma visita à borracharia garantiu a coleta de 1.600 pneus.
 
Segundo o coordenador do Projeto Eco Pneus, João Francisco Eloy, o número de pneus recolhidos está crescendo devido à contribuição dos borracheiros. “A parceria da prefeitura com os borracheiros está dando super certo. Como estamos dando continuidade ao projeto e voltando para efetuar a coleta, eles fazem questão de separar e guardar os pneus”, explica.
 
Os pneus recolhidos são repassados à empresa Policarpo Reciclagem, que os tritura e encaminha para reciclagem. Reaproveitados, eles são utilizados como asfalto e na produção de grama sintética, entre outros fins.
 
Além de prevenir o descarte do material em locais impróprios, evitando, assim, enchentes e o risco de contaminação do solo, o Projeto Eco Pneus, contribui para o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
 
As leis municipais proíbem o descarte de pneus em terrenos baldios, rios, canais, logradouros públicos ou qualquer outro local inadequado. Em caso de infração, o estabelecimento fica sujeito a uma multa de até R$ 200 mil e os responsáveis podem responder por crime contra o meio ambiente.