Prefeitura de São João de Meriti lança sistema de Alvará Online

meriti2
Foto: Divulgação

A prefeitura de São João de Meriti lançou ontem o Alvará online. A cerimônia aconteceu no Centro Cultural Meritiense e contou com a presença do prefeito Dr. João, secretários e contadores. Parceria entre a Prefeitura, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Sebrae/RJ, a ação tem como objetivo estimular a regularização de novos negócios no município.
O prefeito Dr João ressaltou a importância do serviço e criticou o modelo antigo, adotado por gestões passadas.
“Isso é um marco para São João de Meriti. O alvará online vai facilitar a vida do empresário da cidade. Era um absurdo que o empresário que trouxesse toda a documentação levasse mais de um ano para conseguir o alvará. Mas hoje os tempos mudaram”, afirmou.
Segundo o secretário de Fazenda e Planejamento Alexandre Victorino de Oliveira, a partir de agora, os empresários poderão dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas via internet.
“Essa é uma conquista da prefeitura e da nova gestão. Antes, para conseguir um alvará em São João de Meriti demorava de dois a três meses. Agora, sairá em cinco dias. É o primeiro passo para atividades de baixo risco”, afirmou. Victorino explicou que os processos serão totalmente informatizados e poderão ser concluídos em até 72 horas, dependendo do ramo de atividade da empresa. São exemplos de atividades de baixo risco as categorias de pedreiros, fotógrafos, motoristas, cabeleireiros, manicure e pedicure.

Coordenadora da regional Baixada Fluminense do Sebrae/RJ, Margareth Kelly do Nascimento ressaltou que a emissão do alvará online é uma das ações mapeadas pelo programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae/RJ.
“Todos trabalhamos neste projeto, depois de um ano de sacrifício. E ter esse certificado é mais que representativo, é um avanço. Mais do que fazer ou ter um quadro, temos que mostrar as ações”, afirmou. De acordo com Margareth, São João de Meriti está no hall dos municípios com status de alvará online. Segundo a coordenadora, dos 92 municípios fluminenses, 38 têm o certificado do Sistema de Registro Integrado (Regin).
“O Sebrae está de portas abertas para ajudar os municípios na implantação de políticas públicas. Nós precisamos facilitar a vida do empresário, porque é ele quem investe, gera empregos e faz a economia crescer”, finalizou Margareth.
O alvará online pode ser solicitado através do site: https://www.jucerja.rj.gov.br/Servicos/regin/ReginServicos.