Prefeitura de São João de Meriti interdita casa de shows por descumprir medidas sanitárias de combate à Covid

Boate-01

Pallace Club foi lacrado um dia após aglomeração/Brenno Carvalho / O Globo

A Prefeitura de São João de Meriti interditou na manhã de hoje (25) uma boate que foi aberta na noite anterior. A casa de shows Pallace Club fica em frente à sede do governo. Na madrugada, após ser inaugurada, foram registradas aglomerações de pessoas, que não faziam o uso de máscaras ou obedecia a regra de distanciamento.

Além disso, o evento contou com a presença de um DJ. E dentro da casa havia um narguilé, uma espécie de cachimbo que usualmente é compartilhado pelas pessoas para fumar.

As imagens do evento viralizarem nas redes sociais. Pela manhã, o prefeito João Ferreira Neto, o Dr. João, convocou uma reunião com assessores e determinou a interdição.

Protesto
Um dos donos do estabelecimento, o empresário Jefferson Lopes de Faria criticou a decisão da prefeitura de interrupção das atividades na casa de shows. Mesmo com o aumento dos casos de contaminação e aglomeração mostrada nas imagens, ele disse que não havia perigo no local.

Assim como no Rio e em Niterói, Meriti também terá uma série de medidas restritivas pelos próximos dez dias. Bares só estão autorizados a funcionar até as 17h, e o comércio em geral até as 18h. Além disso, estão proibidas atividades como jogos de futebol e outros esportes coletivos.

Reunião com o gabinete de crise
O prefeito Dr. João se reuniu com os órgãos da prefeitura que integram o gabinete de crise com o objetivo de ajustar as medidas que vão vigorar na cidade pelos próximos dez dias para tentar impedir o avanço da pandemia. Em nota divulgada à imprensa, o governo afirma que vai seguir o Estado e será feriado na cidade durante 26 de março a 4 de abril.

O decreto 6.521 emitido esta semana, com várias regras, será modificado hoje e a principal mudança é que bares e restaurantes só poderão funcionar até as 17h e respeitando as regras estabelecidas anteriormente: uso de máscara, proibição de venda de bebida a quem está em pé e mesas só até quatro pessoas.

A prefeitura também organizou uma força-tarefa que vai funcionar durante o feriado, fazendo rondas pela cidade, para garantir que as regras do decreto serão cumpridas.

Informamos também que o bar citado pela reportagem será fechado até o final desta manhã por ter descumprido as regras do decreto ao promover aglomeração”.

Resumo do decreto
Futebol está proibido (atividades esportivas coletivas estão proibidas); barracas de rua, de comida, estão proibidas de funcionar; comércio em geral com fechamento às 18h
; shoppings só poderão funcionar até as 20h; aulas em modalidade híbrida (escalonada) em todas as instituições de ensino (públicas e privadas); transporte público (das 5h às 0h – segunda a sábado – e das 5h às 23 (domingos e feriados); salões, casas de festas e espaços de eventos com capacidade máxima de 30% para eventos privados (sem venda de ingressos); templos religiosos (limite de 50% da capacidade, com uso de máscara e álcool em gel). Integram o gabinete de crise as secretarias de Ambiente, Casa Civil, Comunicação, Fazenda, Indústria, Saúde, Serviços Públicos, além da Procuradoria-Geral do Município.