Prefeitura de São João de Meriti homenageia agentes de combate às endemiasSão

A confraternização contou com palestras e rodas de conversa com café da manhã

Atuando na prevenção, os ACEs realizam as inspeções e aplicam larvicidas e inseticidas/Divulgação/PMSJM

Em comemoração ao Dia do Agente de Combate às Endemias, que é comemorado oficialmente em 4 de outubro, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde realizou na última quarta-feira (17) uma manhã de confraternização com palestras e rodas de conversa com café da manhã para os agentes.

A subsecretária em Vigilância em Saúde, Virgínia Siqueira, esteve no evento para prestigiar a categoria e agradeceu a todos os agentes pela dedicação e comprometimento que vem sendo desempenhado em favor da população. “Hoje o dia está maravilhoso e queremos elogiar a excelência dos nossos técnicos. Esse evento foi pensando para, além de motivá-los, lembrá-los de que o verão está chegando e que devemos ficar muito atentos às atividades do dia a dia e também ao papel socioeducativo que cada um tem perante à sociedade”, disse Virgínia.

O agente de combate às endemias Suzimar Roberto da Silva, 62 anos, atua há 33 anos no ramo e, 21 deles, no município. O servidor entende que seu trabalho é a ponte que liga os moradores da região aos serviços da prefeitura, com vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos em busca dos focos endêmicos. “Nosso serviço tem sido muito valorizado e a gente reconhece isso no baixo índice de taxas de endemias na cidade. É o reflexo da nossa dedicação em favor do próximo e eu tenho muito orgulho disso”, contou Suzimar.

Inspeções e aplicações de larvicidas e inseticidas 

Atuando na prevenção, os agentes de combate às endemias (ACE) realizam as inspeções e aplicam larvicidas e inseticidas. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária. Em 36 anos nessa missão, o agente e superintende de Vigilância Sanitária, Emilson Xexéu, falou sobre a relevância do trabalho dele: “A importância desse agente reflete na baixa dos números de casos de doenças como dengue, zica e chikungunya, além dos cuidados para erradicarmos a covid-19 no município. Nosso time conta com cerca de 240 homens que têm atuado como verdadeiros heróis, principalmente em épocas de pandemia.”