Prefeitura de Belford Roxo lança Identidade Jovem

Jovem Id

A Secretaria Executiva de Juventude de Belford Roxo, em parceria com o governo estadual, lança no dia 1º de agosto, às 9h, na Câmara de Vereadores a Identidade Jovem (ID Jovem), programa do governo federal que beneficia com descontos e gratuidade jovens com idade entre 15 e 29 anos. O prefeito Wagner Carneiro (Waguinho), a secretária de Assistência Social, Daniela Carneiro, o secretário da Casa Civil, Marcio Canella, e a superintendente de Juventude do Estado, Jéssica Ohana, estão entre os principais convidados para o evento.

De acordo com o secretário municipal de Juventude, Jadir Elias Filho, Belford Roxo tem cerca de 120 mil jovens, mas nem todos eles estão dentro dos principais pré-requisitos (um deles é ter renda familiar mensal até dois salários mínimos – R$ 1.874). 

O ID Jovem é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos de família com renda mensal até dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

O que é Identidade Jovem

A Identidade Jovem é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a dois benefícios, estabelecidos pelo Estatuto da Juventude:  meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização) e reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Executiva da Juventude, que fica à Avenida Benjamin Pinto Dias, 1130, salas 301/302 – prédio do Shopping Nova Belford – Centro).