Prefeito de Magé nomeia 7 familiares em menos de uma semana

Cozzolino

Entre os nomeados por Renato Cozzolino estão a irmão, Jamille, vice-prefeita e secretária de Educação e Cultura/Reprodução

Desde que assumiu o cargo, no dia 1º de janeiro, o prefeito de Magé, Renato Cozzolino (PP), já nomeou sete familiares e parentes para cargos na prefeitura. A família Cozzolino atua na política da cidade há muitos anos. representando uma oligarquia (regime político em que o poder é exercido por um grupo de pessoas pertencentes ao mesmo partido, classe ou família).

A lista com os familiares nomeados por Renato é a seguinte: Jamille Cozzolino – irmã do prefeito, vice-prefeita e secretária de Educação e Cultura; Lara Adario Torres – noiva do prefeito e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos;Fernando José Assunção Cozzolino – primo do prefeito e secretário de Trabalho e Renda; Vinícius Cozzolino Abrahão – primo do governo e secretário de governo; Mauro Raphael Cozzolino Nascimento – primo do prefeito e nomeado para a Secretaria de Fazenda; Felipe Menezes de Souza – cunhado do prefeito e secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira idade; Samyr Hard – tio do prefeito e nomeado para a Secretaria de Infraestrutura.
De acordo com a Prefeitura, as nomeações dos seis secretários com vínculos de parentesco não são ilegais e que todos foram escolhidos pela experiência, formação técnica e confiança.

Acúmulo de cargos
A vice-prefeita da cidade é Jamille Cozzolino, irmã do prefeito. Além disso, ela também foi nomeada como secretária de Educação e Cultura. Já a noiva do prefeito, Lara Adario Torres, assume o cargo de secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.

Fernando José Assunção Cozzolino, secretário de Trabalho e Renda, é primo do prefeito. No fim de 2019, ele foi alvo de denúncia por ser servidor fantasma da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em uma reportagem da TV Globo, ele aparecia batendo ponto em uma escola, da qual seria dono, e não na assembleia.

Vinícius Cozzolino Abrahão e Mauro Raphael Cozzolino Nascimento, primos do prefeito, são, respectivamente, secretário de governo e secretário de Fazenda. O secretário de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira idade, Felipe Menezes de Souza, é marido da vice-prefeita e cunhado do prefeito. Já Samyr Hard, tio do prefeito, ficou com a Secretaria de Infraestrutura.

Nomeações são no mínimo questionáveis, segundo especialista
Para o advogado Rafael Oliveira, professor do Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) e especialista em Direito Administrativo, cada nomeação deve ser analisada isoladamente.

“Apesar do Supremo permitir a nomeação de parentes para cargos comissionados, seria no mínimo questionável a nomeação em série de parentes para cargos de secretários municipais numa mesma gestão. Seria possível questionar especificamente cada nomeação, se ficar demonstrado que a pessoa indicada para o cargo não tem a expertise necessária ou idoneidade demonstrada”, afirmou.