Porto Real recebe serviços em parceria entre Saúde e Assistência Social

WhatsApp Image 2017-09-28 at 10.12.52 AM (2)
Foto: Dorinha Lopes

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nas últimas terça e quarta- feira, o projeto “CRAS Presente”, que tem o objetivo de conceder acesso aos diversos serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As unidades funcionam nos bairros Fátima e Novo Horizonte. Nos dois dias quase 300 moradores dos bairros Parque Mariana e Bulhões contaram com as seguintes atividades: inscrições e atualizações do Cadastro Único; informações sobre direitos sociais e encaminhamento para os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Serviço de Convivência Jovens em Ação também participou do evento. Os integrantes apresentaram uma peça teatral e convidaram os jovens de Bulhões para aderirem ao grupo.
Em parceria com a Secretaria de Saúde o evento possui ainda: orientações relacionadas à odontologia com escovação e aplicação de flúor; instruções sobre o Programa de Controle de Tabagismo; dicas de alimentação e hábitos saudáveis para prevenção de obesidade e diabetes; avaliação topométrica (peso e altura) e atualização vacinal. Durante o CRAS Presente, as crianças receberam também algodão-doce e kits de higiene bucal e se divertiram com brincadeiras como basquetinho e cama elástica.
“Uma das principais funções do CRAS é ser porta de entrada de acesso ao direito à assistência. Trabalhamos com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Estar perto da comunidade é um importante passo para isso. Quando esses vínculos são fortalecidos, fortalecemos também a rede de proteção social”, enfatizou a coordenadora do CRAS Fátima, Bruna Pitombo.