Porto Real inicia cadastramento para doadores de sangue

doação sangue 4
Foto: Divulgação

Reforçar a importância da doação de sangue, sensibilizar novos voluntários e fidelizar doadores existentes são os objetivos do projeto Doação de Sangue, promovido pela Secretaria de Saúde e firmado em reunião ocorrida no Hospital Municipal São Francisco de Assis (HMSFA), entre representantes do hospital e do Núcleo de Hemoterapia de Resende, na tarde da última segunda-feira. Os doadores voluntários interessados deverão agendar seu horário junto ao HMSFA através do telefone 3353 2929.
Segundo o diretor do HMSFA, Danilo Bandoli, a unidade fará o cadastramento dos voluntários. “Cirurgias, vacinas e uso de medicamentos serão avaliados na pré-triagem que faremos. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor”. Ele lembra ainda que homens podem realizar a doação de sangue a cada dois meses e mulheres a cada três meses.
A partir da parceria celebrada, o Hemonúcleo de Resende abastecerá o HMSFA com hemocomponentes (concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e crio precipitado) mensalmente. Atualmente são coletados e fracionados, na unidade, somente concentrados de hemácias, que têm validade de 35 dias a partir da data de coleta, armazenados a temperatura de 4ºC. Os outros hemocomponentes são recebidos do HemoRio.

Requisitos
É sempre bom lembrar que no dia da doação a pessoa deve estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; apresentar documento de identidade com foto; ter repousado bem na noite anterior a doação; fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação; e evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.