Polícia Civil prende chefe da milícia ligado a grupo de extermínio e envolvido em ataque a policiais

Wanderson 'PQD' foi preso por agentes da delegacia da Posse (58ª DP) em Nova Iguaçu

Bandido conhecido como PQD seria proveniente do grupo de extermínio que age em Queimados

Wanderson Lopes Pereira dos Santos, conhecido como PQD, foi preso em flagrante na última segunda-feira (25), por agentes da 58ª DP (Posse). Ele é apontado em investiagações como chefe da milícia que atua no bairro Miguel Couto e adjacências, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

De acordo com o titular da distrital, delegado William Batista, que coordenou a ação que resultou na prisão, o bandido seria oriundo do grupo de extermínio que agia em Queimados conhecido como ‘caçadores de ganso’ e assumiu a direção da milícia no bairro após o assassinato do antigo líder, identificado como Auri Hercílio da Silva Oliveiura, o Ciro.

PQD é o principal alvo investigado na tentativa de homicídio contra três) agentes da 58ª DP no último dia 15. A equipe foi atacada a tiros por integrantes do grupo paramilitar durante uma diligência na área sob sua influência.

Na última segunda-feira, informações do setor de inteligência da delegacia apontava que o marginal estaria se deslocando entre Queimados, onde estava escondido na casa de parentes, em Nova Iguaçu, com o objetivo de reunir-se com Rafael Ferreira dos Santos, o Malabim, outro integrante do grupo também investigado pela unidade.

Intertítulo – Pistolas e munições
De acordo com o delegado, PQD foi capturado próximo ao viaduto sobre a via Dutra que liga Nova Iguaçu a Queimados. Os policiais encontraram dentro do veículo conduzido por ele, uma pistola calibre 9 mm municiada, munições e um carregador de fuzil 7.62, caderno contendo anotações do grupo paramilitar e dois celulares.

Comparsa entrou em confronto com os agentes
Em seguida, os policiais se deslocaram ao local de encontro da dupla. No endereço, Malabim reagiu à abordagem com uma pistola, momento em que foi alvejado pelos agentes.

Ele chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. O bandido já havia sido indiciado pelo crime de formação de quadrilha (previsto no art. 288-A do Código Penal). A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) realizou perícia no local.

As investigações seguem no sentido de identificar e prender todos os envolvidos no ataque aos policiais, bem como todos os integrantes da milícia.

Após cumprimento das formalidades legais, PQD foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. Denuncie pelo WhatsApp da 58ª DP (21) 98096-1110, ações do tráfico ou milícia.