Polícia Civil e Petrobras se unem contra furtos de combustíveis em dutos

07 Furto de Combustível 1

Jota Carvalho
[email protected]

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) firmou parceria com a Petrobras para compartilhar informações de inteligência com o objetivo de combater furtos de combustíveis em dutos da companhia. Um Termo de Cooperação foi assinado na sexta-feira (6/11) pelo secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, e pelo diretor de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade da Petrobras, Roberto Ardenghy, na sede da Sepol.
A Polícia Civil combate constantemente o furto de combustíveis no estado. Apenas nas últimas semanas, duas operações da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) resultaram na prisão do chefe de uma quadrilha e na desarticulação de outro grupo criminoso envolvido nesse tipo de crime.
Na quinta-feira (05/11), um ex-vereador de Duque de Caxias conhecido como “Barão do Petróleo” foi preso em Vila Velha, no Espírito Santo. Ele é apontado como líder da maior organização criminosa especializada em perfuração e retirada de combustível de oleodutos da Petrobras. Segundo as investigações, a quadrilha age nos estados do Sudeste e foi responsável pelo furto de 14 milhões de litros de petróleo, entre junho de 2015 e março de 2017, causando um prejuízo estimado em R$ 33,4 milhões para a estatal.
Em outubro, foi realizada a “Operação Baú”, que prendeu seis pessoas que faziam parte de uma quadrilha que atuava em municípios da Baixada Fluminense. O prejuízo causado por este grupo é estimado em R$ 1 milhão.