Polícia captura acusado de ser o maior estelionatário do Rio de Janeiro

Marcelo Jorge é investigado em mais de 200 inquéritos

Um acusado de ser o maior estelionatário do Rio já está atrás das grades. Marcelo Jorge Pereira da Silva foi capturado por agentes da 1ª DP (Praça Mauá) em seu apartamento, num condomínio de luxo da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, na manhã da última sexta-feira.

As investigações apontam que as vítimas eram enganadas com promessas de financiamento de imóveis e automóveis. O inquérito aponta que, desde 2015, o esquema já gerou um prejuízo de cerca R$ 3 milhões a uma série de pessoas enganadas.

A polícia descobriu que o estelionatário dirige uma rede de 15 empresas criadas unicamente para os golpes. As firmas são cooperativas habitacionais, empresas de consultoria ou de financiamentos de imóveis e automotores e anunciam subsídios até para quem está com o nome negativado nos cadastros de restrição ao crédito.

Após enganar várias vítimas, o estelionatário, então, constituía uma nova empresa — e seguia aplicando golpes. A prisão do golpista foi decretada no dia 21 de janeiro, pelo juiz Luis Claudio Rocha Rodrigues, da 1ª Vara Criminal de Petrópolis.

Segundo a Polícia Civil, Silva é investigado em mais de 200 inquéritos só na 1ª DP e tem mais de 300 anotações criminais em sua ficha, a maioria por estelionato.