PM reformado é preso em ação contra milícia na Baixada

Julio Cesar dos Santos Marques teria envolvimento com milícia/Reprodução/ TV Globo

Uma operação realizada pela Polícia Civil contra uma milícia que atua na Baixada Fluminense prendeu ontem um policial militar reformado. As investigações apontam que Julio Cesar dos Santos Marques se apossou ilegalmente de terrenos para revenda em sua própria imobiliária, a Mac Consultoria, e chegou a mobilizar equipes do 20º BPM (Mesquita) para intimidar testemunhas.

Os agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE) também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Nova Iguaçu, Campo Grande e Bento Ribeiro.

Em uma das ameaças feitas contra um denunciante, o militar chegou a utilizar duas equipes do Grupo de Ações Táticas (GAT) do 20º BPM, onde servia antes de se reformar, para invadir a casa da testemunha. “Viaturas ostensivas ficaram rondando a residência para aterrorizá-la”, afirmou a Draco.

A especializada informou ainda que o PM exigia pagamento de taxas a comerciantes e a mototaxistas da região para que pudessem trabalhar. Testemunhas relataram que até o terreno que servia de estacionamento para uma igreja foi invadido pelo bandido.