PM asfixia o tráfico de drogas do CV durante operação neste sábado na Baixada Fluminense

O certo tático da PM capturou os quatro os marginais após troca de tiros 

A equipe de policiais que participou da ação que resultou na prisão dos criminosos e apreensão do material em Mesquita/Reprodução

Policiais do 20º BPM prendem quatro suspeitos de integrar facção em Mesquita. Na ação, elogiada por moradores, também foram apreendidas armas e drogas

A Operação Asfixia, criada pelo tenente-coronel Ângelo Barbosa, comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar (Mesquita), para sufocar a atuação dos traficantes de drogas na Baixada Fluminense segue a todo vapor. Na manhã de hoje (9), quatro suspeitos de integrar a facção Comando Vermelho (CV) em Mesquita foram capturados com armas e drogas após denúncia recebida pela corporação. A ação aconteceu em um dos acessos a comunidade Alto Uruguai, que tem sido alvo de ameaças por parte dos criminosos.

De acordo com a PM, uma guarnição do GAT (Grupamento de Ações Táticas) e do Patamo (Patrulhamento Tático Móvel), da 5ª Cia, foram checar denúncia, segundo a qual um grupo armado, que seria da comunidade Chatuba, também em Mesquita, estava entre as ruas Guaravata com Guaraporanga, no Alto Uruguai, erguendo barricadas e ameaçando moradores.

As equipes realizaram um cerco tático e foram alvos de tiros disparados pelos bandidos. Houve confronto, mas os marginais acabaram cercados na Rua Guaratá e receberam voz de prisão sem oferecer resistência.

Os presos foram identificados como Fabrício Brandão Dutra, conhecido como Di Maria, de 28 anos; David de Oliveira Flores, o Dugrão, 26; Kauã Gabriel Moraes Martins, o KG, 18; e Emerson Nascimento de Araújo Nunes, o Gordinho, de 20 anos.

A corporação também determinou a destruição das barreiras erguidas pelos traficantes para dificultar o trabalho da polícia no combate à criminalidade e limitar o direito de ir e vir dos moradores.

Armamentos com numeração raspada
Com o bando, os PMs apreenderam um fuzil calibre 556, com numeração raspada e carregador; duas pistolas Glock, com carregadores, calibre 9 mm, também com numeração suprimida; um radiotransmissor, além de farto material entorpecente. A quantidade de drogas não foi informada pela corporação.

Os marginais e o material foram apresentados na 53ª Delegacia de Polícia (Mesquita).

Ação da PM alivia sofrimento de quem vive em área de tráfico
Desde o início da Operação Asfixia, as equipes de policiais 20º BPM têm conseguido restabelecer a paz nas comunidades ‘controladas’ pelo tráfico de drogas em Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, áreas de atuação da corporação.

A luta no enfrentamento do tráfico já realizou dezenas de prisões e apreensão de uma grande quantidade de armas e drogas. A ação tem como resposta o alívio da população que mora nesses pontos, considerados como ‘zonas quentes’ devido a presença ameaçadora dos criminosos.

“Moro no Conjunto da Marinha há vários anos, mas sem a paz necessária, porque esses bandidos vivem em conflito com a lei e a milícia. As operações policiais da 4ª Cia de Marapicu aos poucos está devolvendo a tranquilidade que tanto esperamos”, disse uma estudante que mora no bairro de Nova Iguaçu.

“Parabéns ao comando do batalhão por enfrentar e combater, incansavelmente, esses tralhas que infernizam a vida de cidadãos do bem”, elogia um comerciante da região da Estrada de Madureira (Avenida Abílio Augusto Távora), que corta o município.

Um morador da Chatuba, em Mesquita, contou à reportagem que a presença do tráfico na comunidade tem sido intimidada pelas ações do 20º BPM. “Não faz muito tempo, a movimentação desses bandidos era uma ameaça constante para nossas famílias. Agora, tenho observado que as operações feitas pelos PMs, gradativamente, estão trazendo alívio para o lugar. Graças a Deus!”, afirmou.