Pior chuva em mil anos deixa pelo menos 25 mortos em província chinesa

Cidade ficou sem transporte, e 100 mil pessoas foram retiradas de casa/Reuters/Direitos Reservados

CHINA – Pelo menos 25 pessoas morreram em Henan, na região central da China na pior chuva em mil anos. Segundo as autoridades meteorológicas, seis das vítimas foram registradas em uma linha do metrô na capital da província, Zhengzhou, que foi inundada.

Cerca de 100 mil foram retiradas de suas casas na capital Zhengzhou, onde os transportes ferroviário e rodoviário foram interrompidos, com represas e reservatórios cheios em níveis alarmantes e milhares de tropas realizando uma operação de resgate na província.

Autoridades municipais disseram que mais de 500 pessoas foram resgatadas do metrô inundado, com imagens das redes sociais mostrando passageiros de trem no escuro, com água até o peito, e uma estação reduzida a uma grande piscina marrom.

“A água bateu no meu peito”, escreveu um sobrevivente nas redes sociais. “Fiquei com muito medo, mas o mais aterrorizante não foi a água, mas a falta de ar dentro do trem.”

Aquecimento global
Como em ondas de calor recentes nos Estados Unidos e no Canadá e enchentes na Europa Ocidental, as chuvas na China são quase certamente relacionadas ao aquecimento global, disseram cientistas à Reuters. “Eventos climáticos extremos como esse provavelmente acontecerão com mais frequência no futuro”, afirmou Johnny Chan, professor de ciência atmosférica na City University de Hong Kong.