Pescadores que resgataram gato na Baía de Guanabara são homenageados

Os secretários Marcelo Queiroz (estadual de Agricultura) e Vinicius Cordeiro (municipal de Proteção Animal) e o vereador de Niterói Daniel Marques ao lado dos pescadores que participaram da ação: gratificante/Divulgação/Governo do RJ

Momento em que o gato é resgatado por um dos pescadores no caiaque/Reprodução

Os pescadores que resgataram o gato que caiu da ponte Rio-Niterói no último domingo receberam uma homenagem hoje (17) do secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, que também é responsável pelas políticas públicas de proteção e bem estar animal. O evento contou com a presença da primeira-dama Analine Castro, além do grupo de pescadores local, do secretário municipal de Proteção Animal, Vinicius Cordeiro, e do vereador de Niteroi Daniel Marques.

O vídeo cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra o momento em que o gatinho cai do motor de um carro, fica desnorteado e acaba caindo na Baía de Guanabara. Por sorte, lá estavam os pescadores Alexandre Duarte, 53 e Vagner Rodrigues Pinheiro, 34, que salvaram o gatinho.
“Só ouvi o barulho e em seguida vi que era um gato, ele já estava muito cansado quando o peguei no colo, ainda bem que chagamos logo. E poder estar aqui hoje recebendo essa homenagem é muito gratificante, melhor ainda é saber que o gato está vivo”, disse Vagner.

Alexandre que não gostava muito de gatos acabou até mudando de ideia. “Realmente nunca pensei que um dia fosse gostar de gato, mas o que aconteceu mudou minha forma de pensar. E agora quero poder fazer muito mais por esses animais. Estou muito feliz, pois nunca recebi em minha vida uma homenagem como essa”, afirmou.

Secretário faz um alerta a motoristas
O secretário Marcelo Queiroz falou sobre a importância do ato dos pescadores e chamou a atenção dos motoristas ao ligarem seus carros.
“Na verdade hoje precisamos de gestos de solidariedade. E o que esses pescadores fizeram foi um grande exemplo a ser seguido. Importante lembrar também que nesse período frio os animais procuram lugares quentes, como a parte interna dos carros. A secretaria já vem orientando as pessoas a baterem no capô, darem uma checada antes de sair com o carro, para evitar um acidente.”
Para o secretário a boa notícia foi a de que não houve maus-tratos.