Panorama do Rio

O carioca tem uma manhã de céu parcialmente nublado e temperatura em declínio no Rio nesta segunda-feira (8). Os aeroportos Santos Dumont – no Centro – e o Internacional Tom Jobim – na Ilha do Governador – operam normalmente para pousos e decolagens, informou a Infraero. Os trens das linhas 1 e 2 do metrô também circulam a intervalos regulares, mesmo panorama nas barcas que fazem o transporte de passageiros entre Rio e Niterói na Baía de Guanabara.

O motorista que sai da Barra da Tijuca com destino à Zona Sul da cidade encontra trânsito complicado na Avenida das Américas e na passagem pelas obras da Linha 4 do metrô. Foi liberada uma faixa da Av. Epitácio Pessoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas , onde mais cedo foi registrado um acidente, mas o trânsito é muito complicado no local. Ainda na Zona Sul da cidade, há dificuldades para o motorista na Rua Jardim Botânico, sentido Gávea, entre o Viaduto Saint-Hilaire e o Parque Lage e ainda em Copacabana, na Avenida Atlântica, que tem movimentação intensa no sentido Av. Princesa Isabel. O trajeto entre o Terminal Alvorada e a estação do metrô de Ipanema, na zona sul, está sendo percorrido em mais de duas horas pelo ônibus da integração.

Na Zona Norte da cidade, foram Liberadas as vias bloqueadas ao tráfego no entorno do Engenhão, após os jogos de futebol, mas o trânsito é confuso na região. No Méier, equipes da CEG ocupam faixa da R. Dias da Cruz, altura da R. 24 de Maio para consertar um vazamento de gás, enquanto na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, há retenções no quilômetro 7 . Há retenções e trânsito lento na Radial Oeste, na passagem pelo Estádio do Maracanã e no acesso à Praça da Bandeira e aos túneis Santa Bárbara e Rebouças e ainda ao longo de toda a Avenida Presidente Vargas até na chegada à Candelária.

A Avenida Brasil – sentido Centro – apresenta lentidão na Penha – onde aconteceu um acidente envolvendo um carro e um ônibus na faixa central da pista seletiva no sentido Centro – em Parada de Lucas, em Manguinhos, Benfica e mais adiante na chegada à Rodoviária Novo Rio, enquanto na Av. Francisco Bicalho, os motoristas encontram mais uma vez tráfego intenso com retenções no sentido Cidade Nova a partir da Estação de Leopoldina. Na Zona Portuária, o túnel da Via Expressa apresenta retenção no sentido Centro.

As linhas Amarela e Vermelha tem retenções em vários trechos nos dois sentidos em razão de pequenos acidentes, enquanto na Ponte Rio-Niterói – sentido Rio – há dificuldades nos acessos, no pedágio, na Grande Reta e na saída no Rio. Mais adiante há retenções em frente ao Into e no Viaduto do Gasômetro.