Operação no RJ começa a reocupar comunidades do Rio 

As ações na região têm a participação da Polícia Civil e de equipes dos batalhões da Zona Norte do Rio

Ação marca o início do Projeto Cidade Integrada criado pelo governo do estado do Rio/Marcos Porto/Agencia O Dia

A retomada do território da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, começou no fim da madrugada de hoje (19). A Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) informou que os policiais também estão atuando em comunidades próximas, como a de Manguinhos, Bandeira II e Conjunto Morar Carioca. A ocupação marca o início do Projeto Cidade Integrada que o governo do estado do Rio vai desenvolver em comunidades fluminenses.

As ações da corporação na região têm a participação de equipes dos batalhões da Zona Norte do Rio, do Comando de Operações Especiais(COE) e da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) também atua na ocupação para cumprir 42 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão de adolescentes.

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, informou em seu perfil no Twitter que vai apresentar, no sábado (22), as medidas que vão integrar o projeto Cidade Integrada em duas comunidades do Rio.

A mais letal
De acordo com a Sepol, a ação conta com 1.200 policiais,sendo 400 civis e 800 militares. No dia 6 de maio de 2021, a Operação Exceptis, realizada pela Polícia Civil do Rio do Janeiro no Jacarezinho, resultou na morte de 28 pessoas, entre elas, o policial civil André Farias. A ação foi considerada a mais letal feita no Rio.