O que é a febre amarela?

ImgMateria_Fevereiro2017-03_FebreAmarela
Foto: Reprodução/Internet

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os macacos não transmitem a doença aos humanos. Os macacos podem representar um alerta às autoridades quanto à incidência da doença. Isso porque esses animais também são vulneráveis ao vírus, e a detecção de infecções em macacos ajuda na elaboração de ações de prevenção da doença em humanos.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A melhor forma de evitar é por meio da vacinação. A vacina está disponível, gratuitamente, nas Unidades de Saúde. Pessoas de 09 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.