Novembro Azul começa com palestras e marcações de exames em Belford Roxo

Francisco Carlos destacou a preocupação da prefeitura em realizar o Novembro Azul

Município dispõe de mais quatro pontos fixos de marcação de exames, além do Complexo Regulador Rafael Barreto/PMBR

Chegou a vez dos homens. A Secretaria de Saúde de Belford Roxo deu o pontapé inicial para a campanha do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Hoje (9), o Complexo Regulador do Centro e a Policlínica de Nova Aurora começaram a marcar os exames de PSA (exame usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos), ultrassonografia e biópsia, conforme pedido médico. No Centro ainda foram realizados testes rápidos e em Nova Aurora palestras informativas com distribuição de preservativos femininos e masculinos.

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, enfatizou que a campanha do Outubro Rosa foi um sucesso. Ele espera que o Novembro Azul tenha boa adesão por parte dos homens. “Cuidar da saúde nunca é demais. Oferecemos consultas e exames para detectar o câncer de próstata. Os homens precisam abandonar o preconceito, pois essa doença mata”, argumentou Christian Vieira.

De acordo com o secretário executivo de Regulação, João Marcelo Fernandes, além do Complexo Regulador, o município possui mais quatro pontos fixos de marcação para esses exames: Policlínicas Tamoios e Itaipu, Complexo Regulador do Parque dos Ferreiras e Clínica da Mulher. “O agendamento vai continuar de segunda a sexta, a partir das 7h. Sendo que para a biópsia é necessário um pedido médico para ter encaminhamento ao Inca (Instituto Nacional do Câncer). A ação é para promover a saúde do homem, acabar com o preconceito e frisar que o diagnóstico precoce salva vidas”, afirmou Marcelo.

Atendimento rápido
Cláudio Fernandes Cardoso, 57 anos, conseguiu marcar a biópsia por encaminhamento no Complexo Regulador. “O atendimento foi rápido e os funcionários são maravilhosos. Todos os anos faço exames pela rede e estou muito satisfeito. Agora que deu um problema no meu exame e já consegui agendar a biópsia. Por isso precisamos nos cuidar e sempre prevenir. A prefeitura é sempre muito solícita com os moradores e não somente no Novembro Azul”, disse Cláudio.