Nova Iguaçu também terá vacinação itinerante contra febre amarela

Vacinação 2
Foto: Alziro Xavier

No reforço do cinturão de bloqueio contra febre amarela, a secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu inicia hoje, um esquema especial com vacinação itinerante. Durante todo mês de janeiro, dois ônibus da saúde percorrerão bairros próximos a Reserva Biológica de Tinguá, vacinando moradores e trabalhadores do comércio e indústria. O primeiro veículo começa a rodar a partir de hoje (10) e o segundo a partir de amanhã (11).

  O objetivo é ampliar a busca ativa para que toda população local seja imunizada contra febre amarela, após a confirmação da morte de um macaco com o vírus silvestre da doença em Tinguá. O animal foi encontrado dentro da mata por equipes de Superintendência de Vigilância Ambiental (Suvam), em novembro do ano passado, na divisa de Nova Iguaçu com Duque de Caxias durante uma fiscalização de rotina.

 “A meta é vacinar 100% da região da mata, ampliando ao máximo a imunização. É importante ressaltar que esta é uma medida de prevenção, uma vez que nenhum caso de febre amarela em humanos foi diagnosticado na cidade. Mas é essencial que a população procure os postos. A vacina é segura e eficaz”, garante o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Hildoberto Carneiro.

 Nesta semana, Nova Iguaçu também ampliou para seis, o número de postos de vacinação funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 17h, atendendo a demanda de moradores que trabalham na zona da mata e turistas que visitam a Reserva Biológica de Tinguá. São eles: Clínica da Família de Vila de Cava e os postos de saúde de Tinguá, Rio D’Ouro, Jaceruba, Adrianópolis, além da tenda de vacinação instalada na Praça de Tinguá. O esquema especial de atendimento seguirá até 31 de janeiro.

 Vale ressaltar que a clínica de Vila de Cava funcionará até às 17h apenas para vacinação de febre amarela. O atendimento de emergência continuará sendo 24h.  Todos os outros postos da cidade também funcionam em dias úteis, das 8h às 17h.

 Desde março de 2017, Nova Iguaçu vem vacinando contra febre amarela. No último dia 5, a campanha foi reforçada, ampliando o cinturão de bloqueio em torno da Reserva Biológica de Tinguá. Entre sexta-feira (05) e terça-feira (09), já foram vacinadas 14.140. Mais de 192 mil pessoas foram vacinadas em todo município desde o ano passado.

 Equipes de saúde estão indo as residências na região, reforçando a importância da imunização. Um cadastro está sendo realizado durante as visitas e os moradores que se recusarem a vacinar ou afirmarem já terem sido, assinaram um termo de responsabilidade.  Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, as equipes também está indo as residências localizadas dentro da mata, de difícil acesso, para vacinar os moradores do local.

Equipes da Superintendência de Vigilância Ambiental também estão fazendo uma pesquisa entomológica na região de Tinguá, colhendo amostras de mosquitos para realização de exames que poderão constatar ou não se há contaminação da febre amarela. As ações foram ainda estendidas com as visitas domiciliares com guardas de endemias, que passaram a ser quinzenais, e não mais bimestrais, como estabelece o Ministério da Saúde. As equipes aplicarão larvicida e darão orientações sobre prevenção.

Deixe um Comentário