Naufrágio no mar do Japão deixa pelo menos 2 mortos

Guarda Costeira verificando um bote salva-vidas do cargueiro Jin Tian flutuando no mar/AFP / Japan Coast Guard

MAR DO JAPÃO – O naufrágio de um navio cargueiro no sudoeste do Japão deixou pelo menos dois mortos e nove marinheiros continuam desaparecidos. Treze dos 22 tripulantes do Jin Tian, um cargueiro registrado em Hong Kong que enviou uma mensagem de socorro na noite de terça-feira, foram resgatados, a maioria deles inconsciente. “Nossas embarcações permanecerão na área e continuarão as buscas durante a noite”, disse à AFP um oficial da Guarda Costeira japonesa.

A Guarda Costeira do Japão e da Coreia do Sul, os militares japoneses e várias embarcações comerciais na área participam das operações de busca e resgate. Mas, segundo a Associated Press, os fortes ventos e ondas prejudicam a busca pelos desaparecidos.

O navio Jin Tian, um cargueiro de 6.651 toneladas registrado em Hong Kong, emitiu um pedido de socorro na noite de terça-feira, quando estava 110 km a oeste das remotas ilhas Danjo, no sudoeste do Japão. a Associa De acorodo com a Associated Press, em seu último contato, o capitão da embarcação disse que a tripulação abandonaria o navio minutos antes de afundar. A tripulação a bordo incluía 14 chineses e oito birmaneses, disse a Guarda Costeira japonesa.

As causas do naufrágio ainda são desconhecidas. O porta-voz da guarda costeira japonesa, Shinya Kitahara disse à AP que não havia sinais de colisão com outra embarcação e que a chegada do resgate foi atrasada pelo mau tempo. O acidente ocorreu quando uma frente fria atingiu grande parte do Japão, com forte nevasca em algumas áreas e temperaturas de 3 ºC durante o dia próximo ao local do resgate.
Em 2020, um navio de carga com 43 tripulantes e 6 mil cabeças de gado naufragou perto do sudoeste do Japão após encontrar um tufão. Dois tripulantes sobreviveram.