Museu do Amanhã anuncia exposição com a Sociedade Brasileira de Cardiologia

No Dia Mundial do Coração, equipamento foi iluminado de vermelho para celebrar mostra/Divulgação

Mostra ‘Coração e Longevidade’ entrará em cartaz em outubro de 2022, simultaneamente ao Congresso de Cardiologia no Rio

No Dia Mundial do Coração (29 de setembro), o Museu do Amanhã, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), foi iluminado de vermelho e anunciou, junto com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, um projeto em conjunto para o próximo ano.

A exposição Coração e Longevidade, que entrará em cartaz em outubro de 2022, acontecerá simultaneamente ao Congresso de Cardiologia sediado no Rio de Janeiro e abordará questões ligadas à saúde e à conexão entre a maior expectativa de vida e um olhar multidisciplinar para um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Além da mostra, a agenda também inclui um programa educativo com atividades para todas as idades.

“Falar sobre longevidade é muito mais do que abordar o aumento da expectativa de vida, é tratar sobre a qualidade da vida das pessoas em diferentes momentos da nossa existência, especialmente quando nos tornamos idosos. Isso é necessário não só para que possamos viver mais, mas também para que possamos viver melhor. Dessa forma é possível pensar em outros ciclos profissionais e econômicos, ter contato com as gerações mais jovens e poder contribuir com nossas experiências para a sociedade. Nesse sentido, a exposição procura destacar que essa busca por uma vida mais longeva e com propósito tem que começar desde a juventude. Queremos mostrar às famílias a importância da conexão com a prevenção e da conexão com a sociedade para que não tenhamos uma terceira idade pautada pela solidão”, explica Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

Diferentes formatos
Os importantes assuntos relacionados ao coração serão abordados em diferentes formatos. A exposição vai abordar questões cruciais como: as inovações médicas e tecnológicas no tratamento do coração podem garantir uma melhor qualidade de vida à população durante toda a sua vivência? Qual o papel da desigualdade social nesse contexto? O que pode ser feito para que todos possam viver mais e melhor? Como a saúde mental e emocional favorecem a saúde do coração? A mostra contará com ambientes imersivos, realidade virtual e jogos com experiências lúdicas para que o público possa interagir e também repensar seus estilos de vida.

Oficina de plantas
Os temas relacionados ao coração também serão tratados a partir de diferentes modalidades de atividades como rodas de conversa sobre alimentação saudável, oficina de plantas medicinais, Webinar sobre as inovações na área da saúde em parceria com o Laboratório de Biomedicina da PUC-Rio e ciclo de discussões sobre longevidade e qualidade de vida.