Mortes por Covid têm queda de 16% no RJ

Mapa do Risco da Covid, do governo do estado/Reprodução/Secretaria Estadual de Saúde

O 44º Mapa de Risco da Covid-19 divulgado na última sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde que caiu o número de mortes em decorrência da doença, assim como o de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Além disso, a maior parte do território fluminense apresenta risco baixo para a doença.

De acordo com o relatório, o estado registrou, entre a penúltima semana de julho e a primeira semana de agosto, uma redução de 16% no número de mortes por Covid e de 6% do número de internações por SRAG.

Além disso, pela sexta semana consecutiva o estado apresenta bandeira amarela (risco baixo). Mas, embora os indicadores estejam caindo em praticamente todo o estado, três regiões ainda apresentam risco alto (bandeira vermelha) para a Covid-19 – Rio e Baixada Fluminense, Região Serrana e Noroeste Fluminense.

Segundo o secretário estadual de saúde, Alexandre Chieppe, houve uma elevação do número de casos na comparação com os dados do 43º Mapa – que comparava os dados da segunda e da última semana julho. Esse cenário, com o aumento do número de casos, fez com que o secretário antecipasse o Plano de Contingência da Covid-19.

O Plano de Contingência é separado em cinco etapas, de acordo com as mudanças no cenário epidemiológico. Desta forma, na semana passada a SES decidiu a abertura de mais 20 leitos no Hospital Estadual Doutor Ricardo Cruz (Rio) e a manutenção dos leitos Covid do Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann (Volta Redonda). O plano prevê também chamamento público para contratação de leitos de CTI e a conversão de 18 leitos de UTI Covid no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Rio).