Moradores colocam Outdoor pedindo melhorias no bairro Santa Rita

Outdoor que retrata a indignação dos moradores. Foto: Fabill Souza/Hora H

Outdoor que retrata a indignação dos moradores. Foto: Fabill Souza/Hora H

 

“Nós do 3° Distrito pedimos socorro”. O outdoor colocado na Estrada de Santa Rita, no bairro Santa Rita, em Nova Iguaçu, reflete o sentimento de muitos moradores da localidade. O material de publicidade foi fixado por iniciativa de um grupo de liderança da comunidade na esperança de que as autoridades políticas da cidade ajudem a resolver os problemas.

O maior deles, para o auxiliar de serviços gerais João Américo, de 56 anos, é o da saúde. “Nunca conseguimos atendimento, estou com um problema na perna e não tem médico para resolver”, explica Américo. A localidade conta com quatro postos de atendimento.  Mas, segundo relatos dos moradores, ainda é difícil conseguir assistência. “É muito complicado fazer uma consulta”, reclama a estudante Letícia Lima da Silva, de 24 anos.

Já para a vendedora Shirley Cristina, de 49 anos, o que incomoda mesmo é o lixo. Ela reclama tanto da falta de fiscalização e coleta da prefeitura, como da ‘falta de educação’ de alguns moradores, que descartam materiais pelos cantos do bairro. “É muita sujeira e o mau cheiro incomoda e ainda faz mal para a saúde, não é?”, questiona indignada a moradora. Ela também destaca que o problema se estende por diversas ruas do bairro.

 

Entulhos jogados a céu aberto. Foto: Fabill Souza/ Hora H

Eleições

Enquanto o Hora H ouvia as reclamações e questionamentos dos moradores, muitos mencionaram a atuação e frequência de políticos durante o período eleitoral. Integrantes de um grupo de liderança da comunidade contaram que todos deixaram de frequentar o bairro nos últimos meses. “Queremos maior atuação dos políticos aqui, parece que nos esqueceram”, lamentou um líder comunitário que não quis se identificar.

Bruna Rodrigues/ Jornal Hora H