Metrô pode conectar Zona Norte do Rio à Baixada FluminensePavuna a Nova Iguaçu

O novo sestema beneficiaria os municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Belford RoxoMetrô Rio de Janeiro/Divulgação

Um novo sistema de transporte sobre trilhos, que conectaria o bairro da Pavuna, na Zona Norte do Rio, até o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, está nos planos traçados pelo Governo do Estado. O projeto, que leva o nome provisório de Metrô Leve, ainda não possui maiores detalhes de execução, e levanta o debate sobre se não seria mais vantajoso aprimorar os serviços já existentes, constantemente alvo de críticas, especialmente da Supervia.

De acordo com informações do governo, divulgadas pelo portal G1, o projeto consise em um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai aproveitar o trajeto de uma antiga ferrovia que já corta a região, utilizada para trens de carga. Boa parte do investimento seria do dinheiro do leilão da Cedae.
O novo metrô percorreria um trecho de 23 quilômetros que, segundo o governo, beneficiaria os municípios de São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Belford Roxo.

Mais de 300 mil passageiros
A previsão da gestão estadual é atender 370 mil passageiros por dia, com 16 estações no trecho 1 e seis estações no trecho 2. O governo prevê o início das obras para o mês de janeiro de 2022 e a conclusão no prazo de dois anos.
O projeto do Metrô Leve foi anunciado em agosto deste ano e seria o maior investimento em transportes previsto pelo governo para os próximos anos. No entanto, no sistema de informações do estado só há dois relatórios sobre a inciativa, com apenas quatro páginas.

Os documentos citam que a Secretaria Estadual de Transportes estudou cinco opções de corredores de transportes na Baixada ainda em 2017, na gestão de Luiz Fernando Pezão. Uma dessas alternativas é o projeto que o atual governo quer tirar do papel. Na época, os gastos para concluir a iniciativa estavam estimados entre R$ 180 e R$ 250 milhões por quilômetro.

O projeto atual teria 23 quilômetros de extensão. Nos valores citados no documento, o investimento poderia variar entre R$ 4 e R$ 6 bilhões. Esse valor é muito maior do que o total que o governo recebeu pelo leilão da Cedae, cerca de R$ 1,7 bilhão.
No entanto, o governo afirma que o projeto é de baixo custo. Em julho deste ano, as autoridades pediram estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

O Governo do Estado do Rio afirmou que o projeto do Metrô Leve da Baixada foi estudado pela Secretaria de Transportes e da Casa Civil e a Câmara Metropolitana, e está previsto no Plano Estratégio de Desenvolvimento Urbano Integrado.